Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NathaliaCirqueiraBarbosa.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Registro nacional de cultivares de milho no Brasil
Autor(es): Barbosa, Nathália Cirqueira
Orientador(es): Morais, Taislene Butarello Rodrigues de
Assunto: Registro Nacional de Cultivares (RNC)
Milho - cultivo
Milho - melhoramento genético
Milho - comercialização
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Jul-2016
Referência: BARBOSA, Nathália Cirqueira. Registro nacional de cultivares de milho no Brasil. 2015. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O milho é uma cultura que ocupa lugar de grande destaque na produção mundial. As frequentes pesquisas científicas na área ajudaram no desenvolvimento do seu cultivo e influenciaram diversas técnicas de melhoramento genético vegetal e continuam apresentando muitos efeitos positivos nos dias atuais. Este fato pode ser demonstrado através da intensa elevação da sua produtividade a partir do uso das técnicas para obtenção de genótipos superiores. Com a implementação da Legislação de sementes e mudas vigente que trata do Registro Nacional de Cultivares (RNC), o trabalho dos melhoristas tem grande apoio tanto no desenvolvimento de novas cultivares superiores, as atuais presentes no mercado, como em uma forma mais segura de sua comercialização. Para obtenção do registro, uma cultivar deve passar por todos os procedimentos estipulados pelo RNC, que em alguns casos, como o do milho, estabelecem a realização prévia ao pedido de registro de um ensaio de Valor de Cultivo e Uso (VCU), que será utilizado como parâmetro para analisar se a cultivar em questão é adaptada a determinada região, podendo a partir dessa aprovação ser recomendada para plantio naquele local e em todos os outros que representem a mesma região edafoclimática. Desta forma, o trabalho teve como objetivo fazer um levantamento da evolução da cultura do milho levando em consideração os avanços a partir do melhoramento genético e dos aspectos legais para obtenção do registro de novas cultivares, obtidas pelos melhoristas, junto ao Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons