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https://bdm.unb.br/handle/10483/13710
Título: | Projeto de uma bancada experimental para análise de vibrações veiculares |
Autor(es): | Olivera, Ítalo Costa de Siqueira |
Orientador(es): | Moura, Henrique Gomes de |
Assunto: | Bancada didática experimental Vibração |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 15-Jul-2016 |
Referência: | OLIVEIRA, Ítalo Costa de Siqueira. Projeto de uma bancada experimental para análise de vibrações veiculares. 2015. 123 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A análise de vibrações há muito vem sendo uma importante ferramenta no que diz respeito ao melhoramento do conforto para ocupantes de veículos e identificação de defeitos. O presente trabalho apresenta todo o projeto de uma bancada experimental para análise de vibrações veiculares. De modo que foi realizada toda uma revisão bibliográfica sobr ea teoria de vibrações, análise modal, análise operacional de caminhos de transferência, generalização do conceito de transmissibilidade, aquisição de dados e tratamento digital de sinais. O conjunto estrutural da bancada consta de dois motores elétricos e seus respectivos sistemas de redução e desbalanceamento. Os mesmos tiveram sua faixa de freqüência rotacional estabelecida por um modal chart que teve como base a análise modal de corpo livre de todo o conjunto. A partir daí foi realizada a modulação de forças necessária à análise dinâmica transiente, que veio a simular as análises que foram efetuadas e validadas posteriormente à construção da estrutura física do projeto. Visto que todo o modelamento CAD e as análises em elementos finitos foram realizadas no software Catia R○V5R19. |
Abstract: | Vibration analysis has long been an important tool in respect to improvement of the comfort of vehicle occupants and identification of defects. This work presents the whole design of an experimental workbench for analysis of vehicular vibration. So that a whole literature review on the theory of vibration, modal analysis, operational analysis of pathways for transfer, generalization of the transfer paths, data acquisition and digital signal processing was performed. The structural assembly of the bench consists of two electric motors and their respective reduction systems and unbalance. They had a range of rotational frequency established by a modal chart that was based on the modal free body analysis all together. From there the modulation necessary for transient dynamic analysis which came to simulate the analyzis that that were conducted and validated after the construction of the physical structure of the project was carried out forces. Since all CAD modeling and finite element analyzes were performed in Catia R○V5R19. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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