Título: | Simulação numérica de banco veicular dianteiro : impacto traseiro |
Autor(es): | Flávio, Paulo Guilherme Marques |
Orientador(es): | Silva, Rita de Cássia |
Coorientador(es): | Oliveira, Alessandro Borges de Sousa |
Assunto: | Veículos Colisão veicular - testes Banco veicular dianteiro |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 15-Jul-2016 |
Referência: | FLÁVIO, Paulo Guilherme Marques. Simulação numérica de banco veicular dianteiro: impacto traseiro. 2015. xi, 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem por intuito uma análise numérica para se determinar os níveis de tensão nos componentes de um banco veicular do motorista de um veículo de passeio, simulando uma colisão traseira de acordo com norma NBR 15283:2005. Como primeira etapa, um trabalho para uma modelagem CAD dos principais constituintes do banco veicular é realizada com o uso do software comercial CATIA®. Posteriormente, uma migração para um software CAE é efetuada com o intuito de que se faça uso do método dos elementos finitos(MEF) para que se determine os níveis de deslocamentos, tensões e deformações nos componentes do banco veicular, mais especificamente da zona de ancoragem entre o banco e o assoalho do veículo. Diante dos resultados de tensão nos componentes, uma serie de análises é realizada visando-se questões relacionadas a possíveis falhas do equipamento.No entanto, ressalta-se que vários estudos são realizados antes de obter um modelo CAE aplicável às apreciações almejadas. As análises em MEF foram efetuadas com uso do software comercial ANSYS® plataforma WORKBENCH, realizando-se para tanto simulações em modo quasi-estático e dinâmico, para que posteriormente, comparações entre os resultados obtidos em cada uma das análises são realizadas. |
Abstract: | The purpose of this research is to determine, through numerical analysis, stress levels in components of a vehicle driver’s seat in the case of a rear-end collision simulated in accordance with Brazilian regulations (NBR 15283:2005). Firstly, a CAD modeling of major components of the vehicle seat was made using the commercial software CATIA Subsequently, a migration to a CAE software was executed in order to apply the finite element method (FEM) to ascertain displacement, stress and strain levels in the vehicle seat components, specifically in the anchorage zone between the seat and the vehicle floor. Considering stress results in the components, a series of analyses was performed to verify issues related to possible equipment failures. Many studies were conducted before obtaining an applicable model. Several FEM analyses were performed using the commercial software ANSYS WORKBECH, running both quasi-static and dynamic simulations so the range of results could be compared. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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