Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroLevergerCosta.pdf674,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experimentação investigativa e ilustrativa : um estudo sobre a efetividade no ensino de geociências
Autor(es): Costa, Pedro Leverger
Orientador(es): Sanchez Bizan, Evelyn Aparecida Mecenero
Assunto: Experimentação
Geociências - estudo e ensino
Ciências - ensino - experimentação
Ciências - estudo e ensino
Método natural de ensino
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 14-Jul-2016
Referência: COSTA, Pedro Leverger. Experimentação investigativa e ilustrativa: um estudo sobre a efetividade no ensino de geociências. 2015. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Vem sendo cada vez mais destacada a importância de se fazer aulas com diferentes atividades para suprir as lacunas e falhas deixadas pelas aulas tradicionais. Uma opção para a realização de uma aula diferenciada é o uso de experimentações, as quais podem ser classificadas em Experimentação Investigativa, onde o experimento é realizado anteriormente ao conteúdo para a construção deste e a Experimentação Ilustrativa, que é realizada após o conteúdo teórico para provar algum fenômeno estudado. Com a visão da necessidade de conscientização do ser humano em relação à natureza, o tema trabalhado com os alunos neste estudo está contextualizado na área de Geociências. A busca da melhor prática de ensino utilizando experimentos nesta área, cujo ensino ainda é raro e fragmentado, motivou a aplicação de experimentos ilustrativos e investigativos sobre temas do cotidiano e abstratos. A aplicação das aulas permitiu concluir que a experimentação ilustrativa teve maior efetividade no ensino de Geociências, ao passo que a experimentação investigativa foi mais eficaz em manter a atenção dos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons