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https://bdm.unb.br/handle/10483/13673
Título: | Experimentação investigativa e ilustrativa : um estudo sobre a efetividade no ensino de geociências |
Autor(es): | Costa, Pedro Leverger |
Orientador(es): | Sanchez Bizan, Evelyn Aparecida Mecenero |
Assunto: | Experimentação Geociências - estudo e ensino Ciências - ensino - experimentação Ciências - estudo e ensino Método natural de ensino |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 14-Jul-2016 |
Referência: | COSTA, Pedro Leverger. Experimentação investigativa e ilustrativa: um estudo sobre a efetividade no ensino de geociências. 2015. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. |
Resumo: | Vem sendo cada vez mais destacada a importância de se fazer aulas com diferentes atividades para suprir as lacunas e falhas deixadas pelas aulas tradicionais. Uma opção para a realização de uma aula diferenciada é o uso de experimentações, as quais podem ser classificadas em Experimentação Investigativa, onde o experimento é realizado anteriormente ao conteúdo para a construção deste e a Experimentação Ilustrativa, que é realizada após o conteúdo teórico para provar algum fenômeno estudado. Com a visão da necessidade de conscientização do ser humano em relação à natureza, o tema trabalhado com os alunos neste estudo está contextualizado na área de Geociências. A busca da melhor prática de ensino utilizando experimentos nesta área, cujo ensino ainda é raro e fragmentado, motivou a aplicação de experimentos ilustrativos e investigativos sobre temas do cotidiano e abstratos. A aplicação das aulas permitiu concluir que a experimentação ilustrativa teve maior efetividade no ensino de Geociências, ao passo que a experimentação investigativa foi mais eficaz em manter a atenção dos alunos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
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