Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13670
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnandaMacleinedosSantosMaranhao.pdf618,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O belo é podre e o podre, belo sabe ser : o corpo feminino enquanto símbolo na sociedade e sua representatividade em Macbê - sangue chama sangue
Autor(es): Maranhão, Ananda Macleine dos Santos
Orientador(es): Borges, Cecília de Almeida
Assunto: Construção artística
Personagens - construção
Feminismo
Feminino - representatividade no teatro
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 14-Jul-2016
Referência: MARANHÃO, Ananda Macleine dos Santos. O belo é podre e o podre, belo sabe ser: o corpo feminino enquanto símbolo na sociedade e sua representatividade em Macbê - sangue chama sangue. 2016. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho é uma análise da construção das personagens Bruxas em Macbê: Sangue Chama Sangue (2015), montagem inspirada no original shakespeariano, baseada na construção social do corpo enquanto símbolo dentro do universo feminino. Inicialmente, busco contar brevemente sobre o movimento feminista, seu surgimento, estruturação e estabelecimento, fazendo uma ponte com o feminino e sua representatividade no teatro. Além disso, são introduzidos alguns conceitos que permeiam esta monografia e a pesquisa conduzida no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, e que ajudaram a estruturar tais personagens dentro da montagem. Ao final apresento de que forma a expectativa do corpo e a ditadura da beleza interferiram em meu ser tanto como mulher e em meu trabalho enquanto atriz e autora, verticalizando o tema do “corpo-objeto” e suas relações com a mídia a sociedade e de que maneira o teatro aborda esses temas na atual montagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons