Título: | Inclusão escolar : um novo olhar sobre o aluno incluso em uma escola municipal de São João D'Aliança-GO |
Autor(es): | Medeiros, Adriana Chaves Cordeiro de |
Orientador(es): | Mello, Maria Aparecida Curupaná da Rocha de Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza |
Assunto: | Políticas educacionais Estudantes com necessidades educativas especiais Inclusão escolar Interação social |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 13-Jul-2016 |
Referência: | MEDEIROS, Adriana Chaves Cordeiro de. Inclusão escolar: um novo olhar sobre o aluno incluso em uma escola municipal de São João D'Aliança-GO. 2015. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Considerando as questões do acesso e da permanência dos alunos com necessidades
educacionais em uma escola municipal de São João d’Aliança - GO, este estudo investiga e
traz à discussão assuntos referentes a política de inclusão que a escola adota a realidade
interacional dos professores e dos alunos portadores de necessidades educacionais. Nesse
percurso, a visão desses professores em relação à inclusão escolar se faz necessário, tendo em
vista a relação entre disposição e efetivação da abordagem inclusiva nas escolas. Para
alcançar os objetivos deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, questionário com
perguntas fechadas e abertas, bem como (três) sessões de observação in loco. Dentre os
resultados encontrados, destacamos o fato de que os (quatro) professores entrevistados terem
como meta frequentar um curso de capacitação na área de inclusão. Considerando essa
informação e outras contidas nesta pesquisa, os resultados apontam que a inclusão escolar tem
em sua base a capacitação do professor como prioridade para que assim se efetive a educação
inclusiva. Os resultados falam a favor de que todo avanço observado nos dias atuais é um
novo começo para um caminho que é percorrido sobre forte luta, uma luta de direitos dentre
eles, como professor, destaca-se o direito à educação igualitária não importando condição
física, intelectual e social. |
Abstract: | Considering the issues of access and retention of students with educational needs in a
municipal school of São João d’Aliança - GO, this study investigates and brings to discussion
issues related to political inclusion that the school adopts the interactional reality of teachers
and students with educational needs. Along the way, how these teachers regarding school
inclusion is necessary in view of the relationship between disposition and execution of the
inclusive approach in the schools. To achieve the objectives of this work, we carried out a
bibliographical research, questionnaire with closed and open questions and (three) on-site
observation sessions. Among the findings, we highlight the fact that the (four) teachers
interviewed have a goal to attend a training course in the inclusion area. Considering this and
other information contained in this research, the results show that the school inclusion has at
its base the teacher training a priority so that becomes effective inclusive education. The
results speak in favor of every advance observed in the present day is a new beginning to a
path that is traversed on strong fight, a right to fight among them, as a teacher, there is the
right to equal education regardless of physical condition, intellectual and social. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|