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Título: A importância do docente do gênero masculino nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Leão, Guilherme Inácio Marques
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Professores - prática profissional
Ensino fundamental - séries iniciais
Trabalho docente
Relações de gênero
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Jul-2016
Referência: LEÃO, Guilherme Inácio Marques. A importância do docente do gênero masculino nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 99 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A docência no ensino fundamental está a cargo quase que exclusivamente de professoras. Há um grande número de estudos que explicam exatamente o processo de feminização do magistério. No entanto, são poucas as pesquisas que procuram evidenciar o trabalho de professores homens nesse espaço. Esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva que a comunidade educativa tem a respeito da figura masculina do professor, utilizando-se da abordagem qualitativa em periódicos Qualis B da Educação, referentes ao período de 2000 a 2013, juntamente com a aplicação de questionário para 30 docentes do gênero masculino, que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. O presente trabalho de conclusão de curso ainda pretende discutir a prática pedagógica desses professores, enfatizando que os mesmos são de extrema importância na constituição física, intelectual, moral e social dos alunos. Esses docentes também sabem brincar e cuidar dos pequenos tão bem quanto às mulheres. Saem-se muito bem na função de ensinar, procurando capacitação para melhor desenvolverem suas ações. São compreensivos e habilidosos; dão aulas interessantes e dinâmicas; buscam linguagens mais receptivas como o teatro e a música; e ainda contam com o apoio da coordenação pedagógica e das outras professoras, que os auxiliam e dão sugestões. Como também, são mais racionais, objetivos e práticos; com ideias diferenciadas; gostam de debate; participam mais das atividades sindicais; e neles são encontradas atitudes semelhantemente na figura do pai, conferindo-lhes uma referência masculina para os alunos. Além de descrever o porquê destes sujeitos optarem por essa profissão, corroborando aos percursos históricos, representações sociais, vivências, dificuldades, funções, identidades e potencialidades no ambiente escolar.
Abstract: Teaching in primary education is almost exclusively by women’s teachers. There are a lot of studies that explain exactly the feminization process of teaching profession. However, there are few research that evidences male teachers work at this space. This investigation had as objective to understand the community education perspectives about men at teachers, using a qualitative approach on Qualis B of Education, relating at the period 2000 - 2013, along with applied a questionnaire for 30 males teachers that works in the early years of elementary education in public schools of Distrito Federal. This completion of course work intends to discuss the pedagogical practice of these teachers, emphasizing that they are extremely important in the physics constitution, intellectual, moral and social students development. These teachers also play and care for child as well as women. They are good in the function of teaching, looking for training to better develop their actions. Are comprehensive and skilled; give interesting and dynamic lessons; search more receptive languages, for example theater and music; and have the support of teaching coordination and other teachers, who help and give suggestions. As well, are more rational, objective and practical; with different ideas; like debates; more participate in union activities; and have similarly attitudes found in the father figure, giving them a male reference for students. Besides, describing these individuals reason opt for this profession, confirming the historical route, social representations, experiences, difficulties, functions, identities and potential in school environment.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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