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https://bdm.unb.br/handle/10483/13581
Título: | Educação e comunicação de massa : ideologia subjacente à novela rebelde |
Autor(es): | Santos, Thais Antonoff dos |
Orientador(es): | Rocha, Maria Zélia Borba |
Assunto: | Comunicação Comunicação de massa Comunicação de massa - audiência Ideologia Comunicação escolar |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 8-Jul-2016 |
Referência: | SANTOS, Thais Antonoff dos. Educação e comunicação de massa: ideologia subjacente à novela rebelde. 2014. xi, 134 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo identificar a ideologia subjacente à novela
Rebelde e especificar a cultura escolar, o estilo de vida e o comportamentos inculcados pela
novela por meio da análise dos 215 capítulos da primeira temporada da mesma. Para tanto, foi
utilizado o referencial teórico-metodológico do pensamento clássico alemão da sociologia
mannheimiana, modernizado por Thompson (2011).
A Hermenêutica de Profundidade foi aplicada por meio da análise formal para
identificar padrões de comportamento, relações e regras representadas ao longo da trama por
intermédio do comportamento das personagens, das frases ditas no início de cada capítulo, do
cenário, da trilha sonora e do figurino utilizados.
A pesquisa identificou que a primeira temporada da novela transmite os seguintes
componentes ideológicos: cultura escolar do combate ao ensino tradicional; espetáculo como
estilo de vida; hedonismo e discriminação por classes como comportamento inadequado;
comportamento rebelde como inerente à juventude. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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