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Título: A construção de limites por meio de vínculos afetivos na família e na escola
Autor(es): Camargo, Romilda Maria de Araújo
Orientador(es): Pereira, Sônia Freitas Pacheco
Assunto: Educação de crianças
Afetividade
Professores e alunos
Disciplina da criança
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 8-Jul-2016
Referência: CAMARGO, Romilda Maria de Araújo. A construção de limites por meio de vínculos afetivos na família e na escola. 2016. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2016.
Resumo: O presente trabalho visa compreender a construção dos limites na família e na escola e a importância dos vínculos afetivos neste processo. Para tanto, se buscou entender o contexto familiar no qual a criança está inserida, o desenvolvimento desta instituição ao longo dos anos, considerando as mudanças e transformações vivenciadas por esta, tanto na ordem afetiva e estrutural, pautadas também em lei. Buscou-se neste refletir acerca do vínculo afetivo, como este interfere no desenvolvimento da criança e como que a família e a escola juntas, em parceria, caminhando rumo aos mesmos objetivos constroem os limites que norteiam os comportamentos adequados para as vivências em sociedade. Nesta perspectiva ressaltou-se o papel educacional da família, sendo esta a base de tudo na vida do ser humano, já que é onde se constrói os primeiros conceitos, evidenciando a afetividade como parte de fundamental importância em nossa constituição enquanto sujeitos. O presente estudo pautou-se em pesquisa teórica bem como de campo, sendo que estes alicerçaram o aprofundamento na temática construção de limites por meio dos vínculos afetivos, corroborando para a compreensão dos vários tipos de comportamentos das crianças na escola, sendo estes definidos pelas vivências em família e pelas vivências na escola, ressaltando assim a importância da parceria destas duas instituições na construção dos limites através do carinho, amor, respeito e diálogo.
Abstract: This study aims to understand the construction of limits in the family and in school and the importance of emotional ties in the process. To this end we sought to understand the family context in which the child is entered, the development of this institution over the years, considering the changes and transformations experienced by this, both affective and structural, also ruled by law. Sought in this reflect on the emotional bond, as this interferes with the development of the child and how the family and the school together, in partnership, moving towards the same goals build the limits that guide the behaviors appropriate to the experiences in society. In this perspective it was highlighted the educational role of the family, which is the basis of everything in the life of human beings, since that's where it builds the first concepts, showing affection as part of fundamental importance in our constitution as subjects. This study was guided in theoretical research and field, and this underpinned the deepening in thematic construction limits by means of affective bonds, contribute to further understanding of the various types of behavior of children in school, these being defined by the experiences family and the experiences in school, thus underscoring the importance of the partnership of these two institutions in the construction of limits through affection, love, respect and dialogue.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2016. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
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