Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_VicenteJustoJunior_MarcosGonçalves.pdf133,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção da segurança nos estacionamentos e sua relação com a qualidade de vida no trabalho : estudo em uma universidade pública federal
Autor(es): Gonçalves, Marcos Valério
Justo Junior, Vicente de Pádua
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Segurança
Ambiente de trabalho
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 9-Dez-2010
Referência: GONÇALVES, Marcos Valério; JUSTO JUNIOR, Vicente de Pádua. Percepção da segurança nos estacionamentos e sua relação com a qualidade de vida no trabalho: estudo em uma universidade pública federal. 2007. 38 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Gerencial)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é mostrar qual a percepção dos funcionários, docentes, técnicos administrativos e alunos da Universidade de Brasília, quanto à falta de segurança nos estacionamentos e se há interferência na qualidade de vida no trabalho (QVT). O conceito de qualidade de vida no trabalho que serviu de base para o estudo foi o descrito por Limongi-França e Assis (1995, p.27), que consideram a QVT uma visão abrangente e comprometida sobre as condições de vida no trabalho incluindo aspectos de bem-estar, garantia de saúde e segurança física, mental e social e capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal. Trata-se do enfoque biopsicossocial em que o indivíduo é visto de forma holística, considerando a sua interação com o meio (LIMONGI-FRANÇA, 1997). Foi realizada pesquisa quantitativa com levantamento de dados, amostra composta de 90 (noventa) pessoas, distribuídas entre os segmentos da comunidade acadêmica, que se mostraram interessados pelo assunto e contribuíram respondendo um questionário sobre segurança nos estacionamentos da Universidade de Brasília e os reflexos na QVT. Os resultados evidenciam uma preocupação com a segurança nos estacionamentos da Universidade e denotam a interferência na QVT, como exemplos: 35,6% dos respondentes que afirmaram interromper suas atividades de trabalho para verificar seu veículo no estacionamento e dos 36,4% que disseram que a preocupação com o veiculo no estacionamento já afetou ou afeta seu bem-estar, 69% destes respondentes apontaram a falta de concentração e preocupação como o principal fator de afetação do seu bem-estar. Entretanto, são indícios que merecem estudos futuros. A pesquisa mostrou que a falta de concentração dos respondentes, preocupados com a segurança nos estacionamentos, afeta o indivíduo não somente no ambiente de trabalho, mas pode causar desgaste físico emocional gerando estresse, interferindo na qualidade das atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho e, conseqüentemente, refletindo em outros contextos sociais em que a pessoa está inserida.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.1355
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Gerencial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.