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https://bdm.unb.br/handle/10483/13548
Título: | Reflexões sobre a construção da autonomia de crianças em uma escola de educação infantil inovadora |
Autor(es): | Carvalho, Tereza Cristina Silva |
Orientador(es): | Rodrigues, Maria Alexandra Militão |
Assunto: | Educação de crianças Autonomia - crianças |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 5-Jul-2016 |
Referência: | CARVALHO, Tereza Cristina Silva. Reflexões sobre a construção da autonomia de crianças em uma escola de educação infantil inovadora. 2015. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho aborda a questão da construção da autonomia com crianças em uma escola de educação infantil inovadora. O objetivo principal da monografia é refletir acerca do processo de construção da autonomia de crianças na educação infantil, entre 2 e 3 anos, considerando a interação com outras crianças, famílias, professores e demais educadores da comunidade escolar. Como embasamento teórico, o trabalho dialoga com e as perspectivas de estudiosos da área, como José Pacheco, Paulo Freire, Vigotski e Wallon. Também aponta alguns exemplos de escolas de educação inovadora consideradas como bem sucedidas, assim como documentos oficiais norteadores da educação infantil. Traz ainda, para o enriquecimento das discussões, uma reflexão sobre a autonomia e a sua importância na educação de crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, construindo-se uma reflexão com base em episódios recortados no diário de bordo elaborados durante as experiências vividas na Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo. Percebe-se que o clima institucional relacionado aos princípios dessa escola de educação infantil favorece um processo cooperação e autonomia de seus associados. Então, o encorajamento da autonomia das crianças está no “no sangue” da escola há mais de 30 anos, correndo nas veias da comunidade escolar e envolvendo crianças, professores, famílias e demais educadores da comunidade escolar. Porém, as mediações educativas precisam ser consideradas a cada situação, atendendo às singularidades das crianças e do grupo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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