Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13547
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunaRuzzanteRamalhodeOliveira.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos funcionários de uma instituição financeira privada acerca do sistema de gestão de desempenho
Autor(es): Oliveira, Bruna Ruzzante Ramalho de
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Administração de pessoal
Gestão de desempenho
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 4-Dez-2015
Data de publicação: 5-Jul-2016
Referência: OLIVEIRA, Bruna Ruzzante Ramalho. A percepção dos funcionários de uma instituição financeira privada acerca do sistema de gestão de desempenho. 2015. 69 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo situa-se no campo da gestão de recursos humanos e comportamento organizacional. Seu objetivo é levantar a percepção dos colaboradores sobre o sistema de gestão de desempenho de uma instituição financeira sob a ótica da percepção de seus funcionários. Mais especificamente, o estudo visa compreender a percepção do impacto da gestão de desempenho para o sucesso da organização e para o desenvolvimento profissional dos funcionários, já que uma das vantagens da avaliação de desempenho é identificar profissionais com potencial para ser desenvolvido dentro da empresa. Primeiramente, foi apresentado neste trabalho o processo de avaliação de desempenho e seus objetivos. O método utilizado foi a pesquisa descritiva com base na aplicação de um questionário aos funcionários da organização estudada de todas as agências de Brasília. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, realizou-se a análise do processo atual comparando a percepção dos funcionários com os objetivos da avaliação de desempenho. Os principais resultados encontrados no estudo foram: (i) existe o reconhecimento por parte dos funcionários sobre a importância do sistema de avaliação adotado; os principais objetivos da avaliação de desempenho percebidos por eles foram: melhorar e medir o desempenho, além de ajudá-los a perceber seus erros e acertos (ii) os efeitos da avaliação no desenvolvimento dos funcionários foram positivos, pois devido à nota recebida em sua avaliação e a nota de outros colegas, foi percebido um aumento na dedicação ao trabalho e uma melhora na execução de suas tarefas (iii) pela perspectiva dos funcionários, o sistema de gestão de desempenho praticado pela empresa e seus objetivos são convergentes, o que favorece o desenvolvimento profissional e consequentemente se observa efetividade para a empresa e para o funcionário.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons