Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13542
Título: | Reflexão sobre educação de adultos trabalhadores : estudo de caso do curso "responsabilização de agentes segundo a jurisprudência do Tribunal de Contas da União – TCU” |
Autor(es): | Pereira, Stéfanny de Souza |
Orientador(es): | Pimentel, Nara Maria |
Assunto: | Educação Educação à distância Educação de Jovens e Adultos (EJA) Capacitação profissional Educação corporativa |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 4-Jul-2016 |
Referência: | PEREIRA, Stéfanny de Souza. Reflexão sobre educação de adultos trabalhadores: estudo de caso do curso "responsabilização de agentes segundo a jurisprudência do Tribunal de Contas da União – TCU”. 2014. 87 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Diante das constantes mudanças em nossa sociedade e da evidente necessidade de aperfeiçoamento para a prática profissional, a iniciativa de órgãos públicos e empresas privadas no investimento na formação dos seus funcionários cresceu consideravelmente. O presente trabalho tem por objetivo investigar e identificar se o curso oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa para capacitação profissional na Educação Corporativa atinge os objetivos educacionais propostos, neste contexto de mudança. Para tanto abordamos a Educação de Jovens e Adultos e suas características seguido de uma reflexão e análise do Curso “Responsabilização de agentes segundo a jurisprudência do Tribunal de Contas da União - TCU” no contexto da Educação Corporativa a luz dos ideais do TCU. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um Estudo de Caso baseado na coleta de dados obtidos através da aplicação de questionários a 40 servidores dentre eles estudantes, tutores e coordenadores pedagógicos do curso. Como resultado da pesquisa, a análise dos dados revelou que o alcance dos objetivos educacionais do curso é, em geral, atingido, no entanto, revelam a necessidade de se inserir nas práticas educativas de formação continuada do órgão uma nova visão do processo de capacitação dos servidores já que a sociedade mudou e o mundo do trabalho no contexto de uma sociedade capitalista também exige novos padrões e critérios de formação. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons