| Título:  | Análise das influências do desequilíbrio de tensão sobre conjugado e rendimento de motores de indução trifásicos | 
| Autor(es):  | Santo, Eduardo Teófilo Araújo da Costa | 
| Orientador(es):  | Silva, Gabriel de Barcelos Conceição | 
| Coorientador(es):  | Ferreira Filho, Anésio de Leles | 
| Assunto:  | Máquinas elétricas Motores elétricos de indução | 
| Data de apresentação:  | Ago-2013 | 
| Data de publicação:  | 4-Jul-2016 | 
| Referência:  | SANTOS, Eduardo Teófilo Araújo da Costa; SILVA, Gabriel de Barcelos Conceição. Análise das influências do desequilíbrio de tensão sobre conjugado e rendimento de motores de indução trifásicos. 2013. xvi, 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumo:  | Máquinas elétricas representam a maior parte do consumo de energia elétrica no Brasil. Dentre estas, destaca-se o motor de indução trifásico que corresponde a cerca de 25% da demanda energética nacional, segundo o Balanço Energético Nacional. Devido a isso, é indiscutível a importância de se analisar o comportamento deste quando em operação. Sabendo que a rede elétrica não apresenta condições ideais de funcionamento, por se tratar de um sistema real, este trabalho visa investigar em laboratório, as consequências produzidas sobre motores, quando submetidos a condições desequilibradas de tensão. Os estudos são baseados na influência do VUF e da componente sobre o conjugado e o rendimento do MIT. Essas grandezas foram escolhidas para análise por serem as de maior relevância no desempenho do motor. Três conjuntos de condições desequilibradas são empregados com o objetivo de verificar as variações no conjugado e no rendimento, quando o motor opera em regime permanente. Fundamentado nos resultados observados, verificou-se que o conjugado não apresenta variação significativa quando o motor é submetido a desequilíbrios. Com relação ao rendimento, foi possível identificar um caráter inicialmente decrescente com o aumento de VUF. Entretanto, a partir de determinado valor de VUF, é variado o carregamento do motor e a magnitude de aplicada, aumentos do desequilíbrio acarretam elevações no rendimento do motor. Ressalta-se ainda que, os resultados supramencionados foram obtidos através de ensaios realizados em ambiente laboratorial. | 
| Informações adicionais:  | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013. | 
| Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
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