Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13503
Título: | A percepção de alunos de música de um projeto social sobre suas experiências como professores neste contexto |
Autor(es): | Souza, Ana Cristina Pires de |
Orientador(es): | Recôva, Simone Lacorte |
Assunto: | Educação musical Inclusão social Música |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 1-Jul-2016 |
Referência: | SOUZA, Ana Cristina Pires de. A percepção de alunos de música de um projeto social sobre suas experiências como professores neste contexto. 2015. 31 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-GO, 2015. |
Resumo: | A música e outras artes têm desenvolvido um papel importante no processo de inclusão social no Brasil, principalmente através dos trabalhos realizados por diferentes projetos sociais. Esta pesquisa tem por objetivo investigar como se dá a atuação docente de cinco alunos-professores de música de um projeto social na cidade de Anápolis-GO, segundo suas perspectivas, uma vez que são contratados para atuarem como professores sendo ainda alunos em formação no projeto. Procurou-se compreender como as aprendizagens adquiridas no projeto como alunos colaboram com esta atuação, além de averiguar como o aluno-professor prepara suas aulas, quais recursos utiliza e as dificuldades e facilidades encontradas neste percurso. A coleta de dados foi realizada através de entrevista de grupo focal e de um questionário. O trabalho fundamentou-se principalmente nos trabalhos de Brasil (2014); Kleber (2006) e Santos (2014). A análise de dados revelou que os alunos-professores utilizam as aprendizagens adquiridas no projeto como alunos, apenas quando entendem que estas podem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Eles agem muitas vezes de forma intuitiva ou imitativa em sala de aula, tomando suas próprias decisões em relação à forma como aplicarão os conteúdos ou agirão no dia a dia. Revelou-se ainda que eles fazem uso de diferentes recursos metodológicos, didáticos, tecnológicos e materiais. Constatou-se que após a superação das dificuldades iniciais de sua atuação como professor, eles seguem num processo de crescimento e amadurecimento em sua atuação. Percebe-se, em relação ao projeto, falta de orientação aos
alunos-professores no início de sua atuação e também de forma continuada, visando capacitá-los não apenas no aspecto musical mas também no pedagógico e relacional. O trabalho sugere
ao final que pesquisas futuras sejam realizadas para que se verifique como se dá a atuação in
loco desses alunos-professores no projeto social investigado. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2015. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons