Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13491
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseWilsonSandesDouradoJunior.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação da arquivística no ambiente do controle interno - um estudo sobre a aplicação de sistemas informatizados no controle na gestão documental
Autor(es): Dourado Júnior, José Wilson Sandes
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Controle interno
Arquivos
Gestão de documentos
Tribunal de Contas da União (TCU)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 30-Jun-2016
Referência: DOURADO JÚNIOR, José Wilson Sandes. Aplicação da arquivística no ambiente do controle interno - um estudo sobre a aplicação de sistemas informatizados no controle na gestão documental. 2013. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de realizar um estudo comparativo entre os aspectos de um Sistema de Gestão Documental (Arquivística) e o ambiente do Controle Interno no Tribunal de Contas da União e na Organização dos Estados Ibero Americanos. A pesquisa é exploratória e explicativa-analítica, utilizando-se do levantamento bibliográfica para propor a análise do que se tem como resultados do problema. Busca-se avaliar como os sistemas informatizados auxiliam os mecanismos de controle na gestão documental, por meio de metodologias estruturadas em normas técnicas internacionais, a ISO 15.489 é referência na padronização de técnicas de gestão da informação e a metodologia DIRKS. Analisa de maneira comparativa sobre os critérios de um sistema de gestão documental da Arquivística internacional frente ao utilizado pelo TCU e a OEI com a aplicabilidade no Controle Interno. De acordo com a pesquisa realizada, conclui-se que o trabalho desenvolvido pelo TCU é notável e serve de referência para demais órgão da Administração Pública, por aplicar metodologia moderna e ter um sistema informatizado estruturado. O TCU e a OEI aplicam as normas internacionais e agregam em suas atividades critérios semelhantes ao que a Metodologia DIRKS apresenta. Finalmente, comparando os organismos, o TCU aplica melhor a metodologia, a OEI tem objetivos mais específicos em suas atividades, o que dificulta a aplicação mais adequada dos procedimentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons