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Título: Formação em língua portuguesa escrita para estudantes surdos : uma experiência na escola bilíngue do DF
Autor(es): Sousa, Sâmia Daniz Pereira de
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Educação especial
Escola bilíngue
Surdos - aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 30-Jun-2016
Referência: SOUSA, Sâmia Daniz Pereira de. Formação em língua portuguesa escrita para estudantes surdos: uma experiência na escola bilíngue do DF. 2015. 109 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de formação continuada de professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes Surdos. Buscou-se identificar o papel da língua da comunidade ouvinte nas propostas educacionais para Surdos, assim como, a fundamentação do ensino da Língua Portuguesa no currículo nacional e especificamente no que diz respeito ao seu ensino na modalidade escrita para estudantes Surdos, como segunda língua. Para realização desta pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa de cunho exploratório, a partir de observações no curso Ensino de Português-escrito para Surdos: subsídios teóricos na Escola Bilíngue do DF, e realização de entrevistas com as cursistas do referido curso. Ao fim desta pesquisa foi possível perceber que há uma lacuna na formação de professores, quer seja àqueles queainda estão em processo de formação ou àqueles que já atuam na área e principalmente no que concerne à ausência de uma formação mais contundente e obrigatória para o profissional que vai ministrar a disciplina de Língua Portuguesa para estudantes Surdos. A ação observada é relevante, mas ainda torna-se necessário ampliação de modo que contemple cada vez mais professores.
Abstract: This work has as main objective to understand the process of continuing education of teachers of the Secretary of Education - D.C in teaching Portuguese as a second language in the written form for deaf students. We tried to identify the role of language in the hearing community educational proposals for the deaf as well as the grounds of the teaching of Portuguese in the national curriculum and specifically with regard to their education in the written form for deaf students as a second language. For this research we used the qualitative methodology of exploratory from observations in the course Portuguese-written for Deaf Education: theoretical support in the D.C Bilingual School and interviews with course participants of this course. At the end of this research was observed there is a gap in teacher education, whether those still are in process of formation or those already in the field and especially with regard to the absence of a more forceful and training required for the professional will teach the discipline of Portuguese Language for deaf students. The observed action is relevant but still it is necessary to expand so that contemplates more faculty.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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