Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1348
Título: | Medidas de processo de aprendizagem e satisfação com o treinamento : análise do curso “Segurança Pública e Cidadania” |
Autor(es): | Borges, Luana de Sousa |
Orientador(es): | Meneses, Pedro Paulo Murce |
Assunto: | Treinamento profissional Desenvolvimento profissional Universidades e faculdades - administração de pessoal Universidade de Brasília (UnB) |
Data de apresentação: | 12-Jul-2010 |
Data de publicação: | 8-Dez-2010 |
Referência: | BORGES, Luana de Sousa. Medidas de processo de aprendizagem e satisfação com o treinamento: análise do curso “Segurança Pública e Cidadania”. 2010. 39 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumo: | O presente relato trata de estudo descritivo que teve como objetivo analisar o relacionamento entre medidas de processo de aprendizagem e reação a um treinamento, na área de segurança pública e cidadania, para funcionários terceirizados e servidores da Universidade de Brasília. Ante à pequena produção teórica e empírica sobre o relacionamento entre esses fenômenos, é considerado importante para o acúmulo e avanço dos conhecimentos científicos inerentes ao campo de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: consulta diretamente as pautas do curso, para obtenção de indicadores processuais de aprendizagem, então categorizados como presença ou ausência; e aplicação de questionários com o intuito de obter a percepção dos participantes a respeito de diversos aspectos relacionados ao curso, como o desempenho didático dos professores, entre outros. Como resultado, foi possível identificar que o treinamento estabelecido objetivamente gerou reações positivas na maioria dos treinandos, independentemente do número de ausências nos dias de curso. Esses dados evidenciam, ainda que considerada a fragilidade do delineamento da pesquisa e dos dados coletados, a não relação entre assiduidade e aprendizagem, como comumente se supõe no ambiente acadêmico e corporativo. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.1348 |
Aparece na Coleção: | Gestão Universitária
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.