Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Meneses, Pedro Paulo Murce | - |
dc.contributor.author | Borges, Luana de Sousa | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Luana de Sousa. Medidas de processo de aprendizagem e satisfação com o treinamento: análise do curso “Segurança Pública e Cidadania”. 2010. 39 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010. | en |
dc.description.abstract | O presente relato trata de estudo descritivo que teve como objetivo analisar o relacionamento entre medidas de processo de aprendizagem e reação a um treinamento, na área de segurança pública e cidadania, para funcionários terceirizados e servidores da Universidade de Brasília. Ante à pequena produção teórica e empírica sobre o relacionamento entre esses fenômenos, é considerado importante para o acúmulo e avanço dos conhecimentos científicos inerentes ao campo de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: consulta diretamente as pautas do curso, para obtenção de indicadores processuais de aprendizagem, então categorizados como presença ou ausência; e aplicação de questionários com o intuito de obter a percepção dos participantes a respeito de diversos aspectos relacionados ao curso, como o desempenho didático dos professores, entre outros. Como resultado, foi possível identificar que o treinamento estabelecido objetivamente gerou reações positivas na maioria dos treinandos, independentemente do número de ausências nos dias de curso. Esses dados evidenciam, ainda que considerada a fragilidade do delineamento da pesquisa e dos dados coletados, a não relação entre assiduidade e aprendizagem, como comumente se supõe no ambiente acadêmico e corporativo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Treinamento profissional | en |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento profissional | en |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - administração de pessoal | en |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | en |
dc.title | Medidas de processo de aprendizagem e satisfação com o treinamento : análise do curso “Segurança Pública e Cidadania” | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2010-12-08T14:12:41Z | - |
dc.date.available | 2010-12-08T14:12:41Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-08T14:12:41Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1348 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.1348 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Universitária
|