Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_LuanaseSousaBorges.pdf156,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMeneses, Pedro Paulo Murce-
dc.contributor.authorBorges, Luana de Sousa-
dc.identifier.citationBORGES, Luana de Sousa. Medidas de processo de aprendizagem e satisfação com o treinamento: análise do curso “Segurança Pública e Cidadania”. 2010. 39 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010.en
dc.description.abstractO presente relato trata de estudo descritivo que teve como objetivo analisar o relacionamento entre medidas de processo de aprendizagem e reação a um treinamento, na área de segurança pública e cidadania, para funcionários terceirizados e servidores da Universidade de Brasília. Ante à pequena produção teórica e empírica sobre o relacionamento entre esses fenômenos, é considerado importante para o acúmulo e avanço dos conhecimentos científicos inerentes ao campo de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: consulta diretamente as pautas do curso, para obtenção de indicadores processuais de aprendizagem, então categorizados como presença ou ausência; e aplicação de questionários com o intuito de obter a percepção dos participantes a respeito de diversos aspectos relacionados ao curso, como o desempenho didático dos professores, entre outros. Como resultado, foi possível identificar que o treinamento estabelecido objetivamente gerou reações positivas na maioria dos treinandos, independentemente do número de ausências nos dias de curso. Esses dados evidenciam, ainda que considerada a fragilidade do delineamento da pesquisa e dos dados coletados, a não relação entre assiduidade e aprendizagem, como comumente se supõe no ambiente acadêmico e corporativo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTreinamento profissionalen
dc.subject.keywordDesenvolvimento profissionalen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - administração de pessoalen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)en
dc.titleMedidas de processo de aprendizagem e satisfação com o treinamento : análise do curso “Segurança Pública e Cidadania”en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2010-12-08T14:12:41Z-
dc.date.available2010-12-08T14:12:41Z-
dc.date.issued2010-12-08T14:12:41Z-
dc.date.submitted2010-07-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1348-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.1348pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.