Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13459
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NilianFrancieledeOliveiraSantanaAraújo.pdf779,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indisciplina no ensino fundamental : anos iniciais
Autor(es): Araújo, Nilian Franciele de Oliveira Santana
Orientador(es): Pereira, Sônia Freitas Pacheco
Assunto: Educação básica
Disciplina escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Jun-2016
Referência: ARAÚJO, Nilian Franciele de Oliveira Santana. Indisciplina no ensino fundamental: anos iniciais. 2015. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda o problema da indisciplina nos anos iniciais do Ensino Fundamental- Educação Básica, discutindo as causas e as situações que se apresentam no cotidiano escolar. E tem como objetivo geral investigar as causas desse problema. Identificar os fatores que causam indisciplina em sala de aula, verificando se há compreensão do conceito de disciplina e indisciplina, por parte de professores e estudantes, com o intuito de analisar se existem regras coletivas no ambiente escolar capazes de gerar disciplina. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, no Colégio Agostiniano em Goiânia-Goiás. E para a coleta dos dados foi utilizado um instrumento de pesquisa denominado questionário aplicado para estudantes e professores. Podemos assim, identificar as fragilidades da prática educacional como prática democrática (participação e diálogo respeitoso), a ausência dos pais no processo de escolarização de seus filhos, a espera dos professores para que a família tome a iniciativa e os estudantes amedrontados com regras impostas, e ao mesmo tempo, se sentindo desafiados a quebrá-las por ouvirem e verem tantas ameaças com poucas atitudes de ambos os lados. A ausência de limites, o não cumprimento de regras coletivas no jogo democrático, e a falta de clareza por parte de pais professores da responsabilidade social de ambos, quanto à educação familiar e a educação escolar; geram problemas na convivência cotidiana. A família e a escola como parceiras podem juntas buscar soluções, diante da indisciplina nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Educação Básica.
Abstract: This paper addresses the problem of indiscipline in the early years of fundamentally Basic Education, discussing the causes and situations that arise in everyday school life. And it is to investigate the causes of this problem. Identify the factors that cause indiscipline in the classroom, checking for understanding the concept of discipline and indiscipline on the part of teachers and students, in order to analyze whether there are collective rules in the school environment capable of generating discipline. To achieve the proposed objectives, a qualitative survey was conducted in the Augustinian College in Goiânia, Goiás. And for data collection we used a research tool called questionnaire for students and teachers. We can thus identify the weaknesses of the educational practice as democratic practice (participation and respectful dialogue), the absence of parents in their children schooling process, the wait of teachers for the family to take the initiative and frightened students with set rules, and at the same time, feeling challenged to break them to hear and see many threats with few actions of both sides. The absence of limits, failure to comply with rules on collective democratic game, and the lack of clarity on the part of teachers fathers of social responsibility both as the family education and school education; cause problems in daily life. The family and the school as partners can together find solutions in the face of indiscipline in the early years of elementary school in Basic Education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons