Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13458
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MartelisaRodriguesJubé.pdf639,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indisciplina na sala de aula : um grande desafio para os professores
Autor(es): Jubé, Martelisa Rodrigues
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Educação - participação dos pais
Práticas pedagógicas
Disciplina escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Jun-2016
Referência: JUBÉ, Martelisa Rodrigues. Indisciplina na sala de aula: um grande desafio para os professores. 2015. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2015.
Resumo: A pesquisa tem como tema a “Indisciplina na Sala de Aula: um grande desafio para os professores”, de forma especifica e objetiva, tem o interesse de investigar a indisciplina na sala de aula e investigar o que é considerado indisciplina, em que condições ela ocorre e como os docentes e gestores se referem à indisciplina, que estratégias pedagógicas os professores e a escola têm adotado para enfrentar essas questões. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e aplicação de questionário para coleta de dados em uma escola da rede municipal de ensino. Com a análise de resultados considera- se que a indisciplina escolar é um problema complexo, e a resolução da problemática, requerem a participação de todos os envolvidos, ela reflete dentro das escolas, mas também é uma consequência de ordem estrutural escolar, familiar e social, na qual várias opiniões são formadas e levantadas a partir de reflexões sobre o tema, pois essa é uma discussão atual que busca explicação e respostas para os questionamentos. A indisciplina é um problema cotidiano, e precisa de uma ação conjunta para o seu enfrentamento. Não cabe somente a escola intervir, é preciso que a família, os contextos históricos familiares e sociais, estejam ligados para a compreensão da mesma, de forma humana e cooperativa. A escola fazendo o seu papel e função de educar e mediar a esfera sociocultural de maneira afetiva, ajudando a colocar as coisas no lugar e completar a família nos princípios educativos. A família sendo muito mais que um alicerce para os filhos no processo educacional, deve tomar suas responsabilidades, no seu papel institucional familiar no compartilhamento das responsabilidades. O professor e educador assumem várias responsabilidades que necessitam de atenção, reflexão e compreensão, pois ele é quem prepara, apoia e faz a mediação na preparação do aluno para que o mesmo se torne um cidadão capaz de exercer a sua cidadania.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons