Referência: | FERREIRA, Cleusa Maria Ribeiro. O lugar do lúdico na educação infantil. 2015. viii, 77 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2015. |
Resumo: | O brincar não pode ser visto apenas como uma forma de mera recreação. As atividades lúdicas se inserem na vida da criança dentro e fora da escola como possibilidade deformação integral da criança, abrangendo os aspectos sociais, culturais, intelectuais de maneira a integrar corpo, mente imaginação e criatividade. Na educação infantil, em especial na fase da pré-escola. O brincar, as brincadeiras, os jogos e os brinquedos se constituem em experiências que impulsionam a curiosidade, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Brincar significa antes de tudo, auto expressão e auto realização da criança. Nessa perspectiva o presente estudo teve como objetivo geral analisar o significado e a importância das atividades lúdicas na educação infantil- o brincar como forma de educarem três turmas de Jardim II em uma escola pública da Rede Municipal de Educação em Araguapaz-Go. Qual é a importância e o significado de atividades lúdicas na educação infantil e as possibilidades do brincar como forma de educar? Esta foi principal pergunta norteadora do presente estudo. Os objetivos específicos assim foram formulados a)-Levantar junto aos professores que atuam nas três turmas de jardim II, quais os princípios e concepções didáticas pedagógicas que fundamentam as atividades lúdicas na escola; b)- analisar quais as principais inquietações, indagações e reflexões dos professores pesquisados, ao enfrentarem os desafios contemporâneos da educação infantil relacionados ao lúdico; c)-verificar junto aos professores pesquisados como compreendem a importância/significado do lúdico nos processos de ensino-aprendizagem e suas consequências no desenvolvimento infantil. Para a fundamentação teórica foram necessárias leituras e estudos de alguns autores e estudiosos da temática, com o intuito de elaborar o presente estudo relativo ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil – UAB- Universidade de Brasília-UnB-Faculdade de Educação-FE. Dentre os principais estudiosos do tema aqui investigado destaco: Almeida (1995); Vygotsky (1989); Huizinga (2004); Teixeira (1995); Oliveira, (2012); Piaget (1975), entre outros. Para a obtenção dos dados empíricos, sua discussão e análise empreenderam uma pesquisa de campo. A opção metodológica para a apreensão dos dados e informações levantadas em campo foi de uma abordagem qualitativa da pesquisa em educação de natureza descritiva. Ludkee André (1986) Tozoni-Reis (2006), Gil (1996), desses autores vieram as principais concepções sobre pesquisa e metodologia do trabalho científica para este trabalho. Como principais resultados destaco o reconhecimento pelas professoras pesquisadas das contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil, bem como suas práticas didático-pedagógicas permeadas por essas atividades. No entanto, observa-se também, que há necessidade de maiores discussões, reflexões, estudos no que se refere ás atividades lúdicas como eixo principal na educação infantil. A formação continuada dos professores é outro aspecto que merece ter maiores atenções por parte dos próprios docentes e pela instituição. |