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Título: O descarte de resíduos : análise de uma experiência na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Luana Cristina da Silva
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Educação ambiental
Educação de crianças
Resíduos sólidos
Escolas
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 27-Jun-2016
Referência: OLIVEIRA, Luana Cristina da Silva. O descarte de resíduos: análise de uma experiência na educação infantil. 2014. 78 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo geral analisar como uma escola particular de Educação Infantil, situada na cidade de Samambaia-DF, lida com o descarte de resíduos produzidos na própria escola. Por ser um problema concreto, cotidiano e rotineiro, o descarte de resíduos é a questão central da presente pesquisa. Para tanto, partimos do contexto contemporâneo frente à emergência de uma Educação Ambiental eficiente, capaz de formar cidadãos responsáveis e conscientes em relação ao meio em que vivem. Diante do exposto e para chegar aos resultados da pesquisa utilizamos da abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados na investigação foram às observações, os registros fotográficos e a aplicação do questionário com a equipe escolar. As observações foram feitas na hora do lanche e na sala de aula, especificamente em uma turma composta por 25 crianças de idade entre quatro e cinco anos. Nesse mesmo período foram fotografadas as lixeiras e as atividades realizadas pelas crianças, a fim de analisar como os resíduos eram descartados e acondicionados. Esse processo se deu no período de dois meses agosto e setembro- Através dos resultados obtidos por meio da pesquisa, notou-se que a escola em questão, apesar de incluir uma proposta de Educação Ambiental em suas atividades não promove de maneira eficiente atitudes adequadas em relação ao descarte de resíduos.
Abstract: This work’s main objective is to analyze how a particular school for early childhood education, in the town of Samambaia-DF, deals with the disposal of waste produced at the school. For being a real, daily and routine problem, the disposal of waste is the central question of this research. Therefore, we have started the contemporary context facing to the urgency of efficient environmental education, capable of forming responsible and informed citizens with the environment they live in. Given the previous and to get the search results, we used the qualitative approach. The aids that were used in the investigation were the observations, the photographic records, and some questionnaires with the school staff. The observations were made at lunch and in the classroom, specifically in a class consisted of 25 children aged between four and five years. In the same period were photographed landfill and the activities performed by children in order to analyze how the waste was discarded and put. This process took a span of two months through August and September. The results were obtained through the research, and it was noted that this school, despite looking at its environmental education in its activities, does not efficiently promote appropriate attitudes with respect to the waste disposal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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