Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13433
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuanaThamirisGonçalvesAraújo.pdf966,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Afetividade na educação infantil
Autor(es): Araújo, Luana Thamiris Gonçalves
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Afetividade
Educação
Educação de crianças
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 27-Jun-2016
Referência: ARAÚJO, Luana Thamiris Gonçalves. Afetividade na educação infantil. 2014. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta a possibilidade de aproximação do termo afetividade na educação infantil, demonstrando que com um possível vínculo afetivo é viável promover a inclusão de uma criança com dificuldades de socialização no seu ambiente de educação. A partir do tema afeto, foi realizada uma pesquisa participante em um colégio particular, católico. O objetivo deste é tanto de trazer a relevância do tema dentro do ambiente da educação infantil como de mostrar sugestões para uma melhor relação entre professor-aluno, aluno-aluno e escola-aluno e assim podermos pressupor a importância que o afeto pode ter no processo de socialização. As contribuições de Freinet demonstrando a importância de o educador ser um ser humano sensível sendo assim, capaz de proporcionar um desenvolvimento e um encanto no educando, foram fatores primordiais para o desenvolvimento do trabalho. Para a realização deste, foi preciso estudos, reflexões sobre os temas e práticas pedagogias, as quais foram descritas logo mais adiante no texto. Esta prática foi desenvolvida ao longo da formação acadêmica da autora no curso de pedagogia dentro da Universidade de Brasília, tendo como base o projeto 3 fase 2 e 3 e o projeto 4 fase 1 e 2.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons