Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RamonGermanoBouzadaBarros.pdf753,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do comportamento da rentabilidade dos 20 maiores bancos públicos e privados no período de 2003 a 2012
Autor(es): Barros, Ramon Germano Bouzada
Orientador(es): Campos, Edmilson Soares
Assunto: Contabilidade pública
Bancos - rentabilidade
Instituições financeiras
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Jun-2016
Referência: BARROS, Ramon Germano Bouzada. Análise do comportamento da rentabilidade dos 20 maiores bancos públicos e privados no período de 2003 a 2012. 2013. x, 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Um aspecto do mundo globalizado é a competição entre empresas públicas e privadas na economia. Dessa forma, para ter uma análise mais abrangente dos desempenhos entre os bancos é necessário compará-los quanto ao ROE. Este estudo tem como direcionamento a análise do setor bancário brasileiro quanto a sua rentabilidade de dois grupos de bancos, públicos e privados, no decorrer dos eventos históricos. O objetivo geral da pesquisa é verificar o comportamento da rentabilidade entre bancos públicos e privados. As amostras da pesquisa foram não probabilísticas. A amostra relativa aos Bancos atuantes no Brasil teve como base o relatório - 50 Maiores Bancos e Consolidado do Sistema Financeiro Nacional - disponibilizado pelo Banco central do Brasil (BACEN) com base nas informações contábeis publicadas das instituições financeiras. A amostra total é de 10 anos completos com 20 semestres, por sua vez, as análises foram separadas em dois períodos diferentes, de 2003 a 2007 e 2008 a 2012, que foram denominados respectivamente como 1º período e 2º período. Foi adotado esse procedimento para avaliar o comportamento das rentabilidades entre os bancos públicos e privados e identificar possíveis associações. Foi utilizada a média aritmética como parâmetro de comparação das amostras entre bancos públicos e privados, no qual consiste na obtenção da posição central utilizando a soma dos eventos dividida pelo número da amostra. Concluindo o setor bancário público tem apresentado uma rentabilidade média sobre o patrimônio líquido maior do que os bancos públicos no período de 2003 a 2012. Entretanto, existe a necessidade de avaliar os fatores como o custo de oportunidade para avaliar se os bancos públicos e privados agregaram valor de mercado no decorrer do tempo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons