Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13430
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RayaneIllisNeivaPereira.pdf267,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma discussão sobre o impacto da desaposentação nas contas de despesa do RGPS : o preço das aposentadorias precoces
Autor(es): Pereira, Rayanne Illis Neiva
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Desaposentação
Aposentadoria
Regime Geral de Previdência Social (RGPS)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 27-Jun-2016
Referência: PEREIRA, Rayanne Illis Neiva. Uma discussão sobre o impacto da desaposentação nas contas de despesa do RGPS: o preço das aposentadorias precoces. 2013. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da desaposentação nas contas de despesa do RGPS, analisando a concessão irrestrita desse instituto aos beneficiários de aposentadoria por tempo de contribuição (ATC). A pesquisa tem como base o número de trabalhadores aposentados por ATC que continuam trabalhando a partir de dados fornecidos pelo IBGE (2011), e também dos estudos de Lima (2013) e Zanella et al (2013) com relação ao perfil do futuro “desaposentado”. Trata-se de estudo de natureza exploratória, com abordagem de pesquisa do tipo qualitativa, com coleta de dados realizada de forma essencialmente documental. A justificativa para o estudo está na percepção de que, dado a sua natureza, o benefício de ATC enseja diversos pedidos de desaposentação, e que o instituto pode comprometer ainda mais o equilíbrio das contas do RGPS, que já têm se mostrado deficitárias ao longo dos anos, segundo especialistas. Os resultados mostram que a desaposentação concedida nos moldes apresentados na presente pesquisa representará um aumento da despesa mensal do RGPS em torno de 680 milhões de reais, impactando no longo prazo em torno de 106 bilhões de reais as contas do RGPS, levantando a discussão sobre a volta do pecúlio, cuja despesa impactaria apenas em torno de 6% desse montante.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons