Resumo: | A presente pesquisa teve como foco debater conceitos, funções, modelos e práticas avaliativas
presentes na Educação Escolar e no Ensino Médio brasileiro buscando também identificá-los na
Educação Musical. As questões de investigação tiveram origem na minha prática docente, realizada
em escola da rede particular de ensino do Distrito Federal, onde me deparei com desafios referentes
à avaliação em música na escola. O trabalho fundamentou-se em pesquisa bibliográfica na área
educacional em geral e com recorte para a Educação Musical, sempre utilizando referências dos
documentos oficiais para a Educação Básica no Brasil. A influência do Programa de Avaliação
Seriada da Universidade de Brasília ficou evidente na minha experiência docente e pôde ser
constatada na bibliografia relacionada ao programa, também abordada no presente trabalho,
buscando investigar os princípios norteadores do programa e a sua aplicação efetiva nas provas de
música. Por isso, busquei analisar itens de provas do PAS/UnB e das minhas próprias avaliações,
trazendo um olhar interpretativo baseado na literatura pesquisada. Entre os autores pesquisados
estão Sacristán (1998), Demo (1999), Luckesi (2002; 2008), Chueiri (2008), Fernades (2005; 2006)
da área da educação, Grossi (2003), Del Ben (2003) e Swanwick (2003), nos estudos sobre
educação musical e Rabelo (2014), Azevedo (2012), Reis (2011), Montandon, Azevedo e Silva
(2007) e Basali e Ferlim (2013) que discorrem sobre o PAS/UnB e a inserção da música no
programa. A análise dos meus itens visa propiciar uma auto-avaliação e inferir a aplicação dos
princípios evidenciados na pesquisa e as limitações para sua realização. |