Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13396
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RafaelAlvesMiranda.pdf704,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorMiranda, Rafael Alves-
dc.identifier.citationMIRANDA, Rafael Alves. Avaliação em música: reflexões a partir de experiência docente no ensino médio do DF. 2015. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.en
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como foco debater conceitos, funções, modelos e práticas avaliativas presentes na Educação Escolar e no Ensino Médio brasileiro buscando também identificá-los na Educação Musical. As questões de investigação tiveram origem na minha prática docente, realizada em escola da rede particular de ensino do Distrito Federal, onde me deparei com desafios referentes à avaliação em música na escola. O trabalho fundamentou-se em pesquisa bibliográfica na área educacional em geral e com recorte para a Educação Musical, sempre utilizando referências dos documentos oficiais para a Educação Básica no Brasil. A influência do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília ficou evidente na minha experiência docente e pôde ser constatada na bibliografia relacionada ao programa, também abordada no presente trabalho, buscando investigar os princípios norteadores do programa e a sua aplicação efetiva nas provas de música. Por isso, busquei analisar itens de provas do PAS/UnB e das minhas próprias avaliações, trazendo um olhar interpretativo baseado na literatura pesquisada. Entre os autores pesquisados estão Sacristán (1998), Demo (1999), Luckesi (2002; 2008), Chueiri (2008), Fernades (2005; 2006) da área da educação, Grossi (2003), Del Ben (2003) e Swanwick (2003), nos estudos sobre educação musical e Rabelo (2014), Azevedo (2012), Reis (2011), Montandon, Azevedo e Silva (2007) e Basali e Ferlim (2013) que discorrem sobre o PAS/UnB e a inserção da música no programa. A análise dos meus itens visa propiciar uma auto-avaliação e inferir a aplicação dos princípios evidenciados na pesquisa e as limitações para sua realização.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação em música : reflexões a partir de experiência docente no ensino médio do DFen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-06-22T12:02:40Z-
dc.date.available2016-06-22T12:02:40Z-
dc.date.issued2016-06-22T12:02:40Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13396-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectAvaliação educacional-
dc.subjectPrograma de Avaliação Seriada (PAS)-
dc.subjectMúsica - instrução e estudo-
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.