Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PaulaDivinadaCunha.pdf275,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Custos de produção : uma análise da viabilidade financeira na produção de morango orgânico
Autor(es): Cunha, Paula Divina da
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Assunto: Agricultura orgânica
Produtos orgânicos
Morango
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Jun-2016
Referência: CUNHA, Paula Divina da. Custos de produção: uma análise da viabilidade financeira na produção de morango orgânico. 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho buscou demonstrar as principais características encontradas na produção do morango no sistema orgânico, fazendo uma revisão da literatura que contempla essas definições e os principais conceitos difundidos sobre custos de produção. O trabalho tem como objetivo identificar de forma detalhada todos os custos alocados na cadeia produtiva do morango orgânico em uma propriedade localizada na região de Brazlândia-DF, contemplando todas as atividades realizadas, desde a preparação do solo, plantio, tratos culturais, insumos agrícolas, manejo, colheita, transporte e comercialização. Para se chegar á tal feito necessitou-se de uma pesquisa exploratória, a qual se fundamentou na realização de três etapas: a primeira revisão teórica e documental; a segunda elaboração de roteiro de entrevista e a sua aplicação; e terceira e última observação não participante. Através deste, tornou-se possível verificar os custos de produção na propriedade estudada, e por seguinte a análise de todos os dados. Com este estudo detectou-se, que a produção de morango orgânico é uma opção viável de produção, uma vez que os seus lucros são superiores aos custos realizados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Gestão do Agronegócio, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons