Título: | Jogos no ensino de química para a educação do campo : projeto de um jogo da memória para abordar a tabela periódica |
Autor(es): | Soares, Jaine Aparecida Santana |
Orientador(es): | Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza |
Assunto: | Educação do campo Química - estudo e ensino Jogos educativos |
Data de apresentação: | 26-Nov-2015 |
Data de publicação: | 13-Jun-2016 |
Referência: | SOARES, Jaine Aparecida Santana. Jogos no ensino de química para a educação do campo: projeto de um jogo da memória para abordar a tabela periódica. 2015. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho está baseado no estudo relacionado ao uso de jogos didáticos
no ensino de Química para a Educação do Campo, com a confecção de um jogo da
memória que aborde a tabela periódica. No ensino de Química, os jogos têm
ganhado espaço nos últimos anos, mas é necessário que a utilização desses
recursos seja pensada e planejada. A partir do levantamento bibliográfico sobre as
práticas pedagógicas no ensino de Química e da realidade dos educandos, o
objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo didático para o primeiro ano do ensino
médio do Colégio Estadual Lindolfo Mendes da Cunha – GO e da comunidade
Passa Três – GO voltado para o ensino de química, com ênfase na familiarização
dos educandos com a tabela periódica. Com a aplicação do jogo verificamos que é
possível entender a importância dos jogos no processo educativo, e como eles
facilitam a integração e a sociabilidade dos educandos, e também desperta o
interesse pelo lúdico e pela brincadeira. |
Abstract: | This work is based on the study related to the use of educational games in the
teaching of chemistry for Rural Education, with the making of a memory game that
addresses the periodic table. In teaching chemistry, the games have gained ground
in recent years, but it is necessary that the use of these resources be considered and
planned. From the literature on the pedagogical practices in teaching chemistry and
the reality of the students, the objective of this work is to develop an educational
game for the first year of high school from the State College Lindolfo Mendes da
Cunha - GO and community Passes Three - GO facing the teaching of chemistry,
with an emphasis on familiarizing students with the periodic table. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Ciências da Natureza
|