Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13261
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrenndaGabriellyXavierSilva.pdf6,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Re(vi)vendo êxodos o aprendizado pela experiência estética
Autor(es): Silva, Brennda Gabrielly Xavier
Orientador(es): Ribeiro, José Mauro Barbosa
Assunto: Inovações educacionais
Artes cênicas
Artes cênicas - ensino
Projeto Re(vi)vendo Êxodos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Jun-2016
Referência: SILVA, Brennda Gabrielly Xavier. Re(vi)vendo êxodos o aprendizado pela experiência estética. 2015. 41 f. il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Um dos grandes objetivos do ensino das Artes Cênicas é ensinar a convivência. Teatro é coletivo, é grupo, é falar e saber ouvir, é se conhecer para compreender o outro, é falar sobre sentimentos, sobre vida, sobre dores, sobre sonhos. A escola como está pode até se sustentar por muito mais tempo, aprendemos sobre o mercado de trabalho, sobre operações matemáticas complicadas, sobre o desenvolvimento das plantas e do corpo humano, mas não é ensinado como lidar com a baixa autoestima, depressão, carência, solidão, excesso de autocrítica, insegurança, angústia, ansiedade, inibições e oscilações de humor. Os desejos e sonhos são inibidos, pouco ou nada se fala sobre isso em sala de aula. Como futura arte-educadora não quero reproduzir esse modelo de escola que 26 massifica e uniformiza todas as crianças, abafam os sonhos, os desejos, a espontaneidade. Projetos como esse me inspiram a seguir na profissão de educadora, o Re(vi)vendo Êxodos, é uma iniciativa que valoriza o aprendizado afetivo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons