Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_BrunaDouradoSantos.pdf549,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A “responsabilidade social” no atendimento a crianças : um estudo sobre o Programa Esportivo Social e Cidadania do SESC/DF
Autor(es): Santos, Bruna Dourado
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Responsabilidade social
Assistência a menores
Inclusão social
Data de apresentação: 3-Set-2010
Data de publicação: 6-Dez-2010
Referência: SANTOS, Bruna Dourado. A “responsabilidade social” no atendimento a crianças: um estudo sobre o Programa Esportivo Social e Cidadania do SESC/DF. 2010. 68 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A década de 1990 marca a consolidação do neoliberalismo no Brasil, o que gera consequências prejudiciais para as políticas sociais devido à refilantropização da questão social. Na atualidade, prega-se a ineficiência do Estado e a transferência de responsabilidade com o trato da questão social para o chamado “terceiro setor”. Essa realidade é expressa pelas crescentes parcerias público/privado, marcadas pelas ações de “responsabilidade social”, na qual o empresariado difunde a ideologia da “empresa-cidadã”. Seguindo esta tendência de desresponsabilização, o presente trabalho visa contextualizar o tema da “responsabilidade social”, analisando o Programa Esportivo Social e Cidadania (PESC) de atendimento a crianças pobres realizado pelo SESC/DF. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de observação participante, análise documental e bibliográfica. Por meio das análises, constatou-se que a relação público/privado, no que se refere ao atendimento à infância, é uma prática antiga em nosso país. Sobre o programa, verificou-se que as ações do PESC são focalizadas e pontuais devido a curta duração do programa e ainda analisamos criticamente a lógica da “inclusão social” e da cidadania presentes no PESC. Com isso concluímos que o Programa consiste em uma ação de “responsabilidade social” do SESC/DF com intuito de manter o consenso e a hegemonia do capital.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1325
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.