Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13246
Título: | A importância da aplicação e da divulgação da lei nº 10.639/2003 no contexto escolar |
Autor(es): | Barros, Mariana Teixeira de |
Orientador(es): | Jesus, Girlene Ribeiro de |
Assunto: | Educação Cultura afro-brasileira Quilombos |
Data de apresentação: | 9-Jun-2014 |
Data de publicação: | 2-Jun-2016 |
Referência: | BARROS, Mariana Teixeira de. A importância da aplicação e da divulgação da lei nº 10.639/2003 no contexto escolar. 2014. 40 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a aplicação e a divulgação da cultura africana e afro-brasileira no contexto escolar a partir da Lei nº 10.639/2003, que entrou em vigor no ano de 2003, tornando obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira em todas as instituições de ensino fundamental e médio do Brasil. A pesquisa também tece reflexões acerca da relevância do estudo de comunidades quilombolas, em especial a Comunidade de Mesquita, localizada em Cidade Ocidental, Goiás, como incentivo ao conhecimento da história e da cultura do povo negro para docentes e discentes. A Lei nº 10.639/2003 alterou as diretrizes da educação, bem como as práticas pedágicas, sendo assim, esta pesquisa investiga a importância desta lei no contexto escolar, cuja metodologia foi realizada numa abordagem qualitativa tendo como ambiente o Centro de Ensino Fundamental 403 de Santa Maria, Distrito Federal. Deste modo, o ambiente escolar é o local onde ocorrem os primeiros conflitos, dessa conversação que proporciona à troca de experiência, de sabedoria e de reconhecimento de uma sociedade plural e multi-racial. Portanto, a pesquisa traz como tema uma análise da importância da aplicação da Lei nº 10.639/2003 no âmbito escolar, dando destaque ao estudo de comunidades quilombolas e verificando a contemplação do estudo da história e da cultura africana no processo de formação dos professores de arte, história e literatura. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons