Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13233
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielaDornelesdeMorais.pdf793,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores que determinam a escolha profissional na educação de jovens e adultos : a perspectiva da orientação profissional
Autor(es): Morais, Gabriela Dorneles de
Orientador(es): Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto: Orientação profissional
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 1-Jun-2016
Referência: MORAIS, Gabriela Dorneles de. Fatores que determinam a escolha profissional na educação de jovens e adultos: a perspectiva da orientação profissional. 2014. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O estudo é fundamentado em inquietações advindas da práxis. A conquista por um direito básico vigente em nossa Constituição Federal de 1988 – a educação, caracteriza a luta e humaniza a Educação de Jovens e Adultos, pois é com bela e árdua história que se chega aonde se chegou. A história de Jovens e Adultos trabalhadores que por certa vez se viram em meio a um desafio: parar os estudos que lhes garantiria uma condição de vida melhor – promissora, para trabalhar e garantir condições de vida a fim de suprir necessidades para si e para sua família. No entanto esse público quando volta à escola tardiamente se depara com impedimentos mas também grandes sonhos e oportunidades de um amanhã melhor, garantido pelo esforço e pela conquista. E esses sonhos estão relacionados às suas escolhas profissionais que por algum motivo foram feitas de forma não planejada, seguida de rotina e comodidade. Então surge a necessidade de construir um trabalho onde possa-se perceber como é feita a escolha profissional entre os sujeitos da EJA, de forma que seja possível verificar os fatores determinantes da escolha. Assim, temos aqui constatações que vão além do esperado, poisessa turma de EJA é composta essencialmente por jovens. A abordagem foi quantitativa, pois as análises foram feitas de cada respostaa fim de mensurar os conteúdos nela propostos. Foi possível perceber que a influencia familiar no ato da escolha profissional é o fator determinante com força maior na vida desses adolescentes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons