Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LerecydosSantosRosa.pdf721,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do processo de alfabetização de crianças na comunidade kalunga Engenho II
Autor(es): Rosa, Lerecy dos Santos
Orientador(es): Mané, Djiby
Assunto: Alfabetização
Educação de crianças
Letramento
Educação do campo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Mai-2016
Referência: ROSA, Lerecy dos Santos. Análise do processo de alfabetização de crianças na comunidade kalunga Engenho II. 2015. 53 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Este estudo tem por finalidade apresentar a análise do processo de alfabetização de crianças na comunidade Kalunga Engenho II, como foco nas atividades de leitura, escrita e formas de letramento praticadas na Escola Joselina Francisco Maia. As ações deste trabalho visaram observar esses aspectos através da análise do desempenho de 18 alunos que estudam no 3º ano do ensino fundamental da localidade. Foram realizadas atividades que visaram conhecer as adequações dos educandos à norma culta da língua e o que pode conduzir a eventuais desvios desse padrão no processo da escrita e da leitura. Para isso, foram levados em consideração relatos de algumas educadoras que acompanham os primeiros anos do ensino básico e dos pais dos alunos que podem contribuir, inclusive, com o desenvolvimento da diversificação dos letramentos que têm interferências na sua socialização e alfabetização. A base teórica utilizada foi constituída por autores como Brasil (2012) que fala sobre o projeto pedagógico para o curso de LEdoC, De Nicola (1998) sobre as influências da língua na redação, Molina (2006) que discute sobre a relevância da pesquisa em educação, Simões (2006) que discorre sobre a presença do letramento em vários contextos sociais, sendo evidente a sua proximidade com o ato de alfabetizar. A partir dessa pesquisa foi possível perceber que os alunos estudados têm passado por um processo de alfabetização deficitário, e por uma educação escolar que ainda não compreende o ensinamento e a valorização dos letramentos e dos saberes comunitários. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to present the analysis in children's literacy process in Kalunga community Engenho II, focused on reading activities, writing and forms of literacy practiced in School Joselina Francisco Maia. The shares of this study aimed to observe these aspects by analyzing the performance of 18 students studying in 3rd year of elementary school of the locality. Activities were conducted that aimed to know the adjustments of the students to the cultural norms of the language and which may lead to possible deviations from this pattern in the writing and reading process. For this, they were taken into account reports of some teachers accompanying the first years of primary school and parents of students who can contribute, even with the development of diversity of literacies that have interference in their socialization and literacy. The theoretical basis used was made by authors such as Brazil (2012) which talks about the pedagogical project for the course of LEdoC, De Nicola (1998) on the influence of language in writing, Molina (2006) that discusses the relevance of research in education, Simões (2006) that discusses the presence of literacy in various social contexts, it is evident its proximity to the act of literacy. From this research, it was revealed that students studied have experienced a deficit literacy process, and an education that still does not understand the teaching and appreciation of literacies and community knowledge.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons