Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13187
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FábioRicardoMeira.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do computador na educação de jovens e adultos
Autor(es): Meira, Fábio Ricardo
Orientador(es): Fiorentini, Leda Maria Rangearo
Assunto: Ensino auxiliado por computador
Tecnologia na educação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 16-Mar-2015
Data de publicação: 26-Mai-2016
Referência: MEIRA, Fábio Ricardo. O uso do computador na educação de jovens e adultos. 2015. 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre os desafios e os benefícios da utilização do computador na educação de jovens e adultos. Para alcançar este objetivo, este trabalho apresenta o relato das experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados que ocorreram ao longo dos Projetos 4 Fase 1 e Fase 2 de estágio supervisionado de magistério e conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas durante o curso de Pedagogia na UnB. A experiência vivida durante o Projeto 4 Fase 1, ocorreu em uma instituição filantrópica nos meses de janeiro a junho de 2014, e tem como público-alvo jovens e adultos com deficiência intelectual e deficiências múltiplas. Essa instituição tem como objetivo principal a capacitação desses alunos para o mercado de trabalho. Na experiência vivenciada no projeto 4 Fase 2, que ocorreu de setembro a dezembro de 2014, a escola escolhida foi observada no período noturno, onde o público atendido era constituído de jovens e adultos. Foi possível notar que este público, de uma maneira geral, mostra bastante receio em utilizar o computador, por ser um tipo de aprendizado diferente. Diante dessas realidades foi possível observar que o computador tem se mostrado a cada dia uma ferramenta que proporciona experiências únicas para os alunos, mesmo que com algumas dificuldades. O trabalho demonstra ainda que o uso do computador, seja ele técnico ou ligado aos conteúdos, têm se mostrado importante ferramenta educacional de promoção da inclusão social e digital e emancipadora de jovens e adultos. Foi possível destacar também a contribuição na prática docente libertadora a partir de aulas menos técnicas e mais colaborativas com o uso do computador, contextualizadas e em sintonia com as necessidades e experiências dos estudantes. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to reflect on the challenges and benefits of computer use in youth and adult education. To achieve this goal, this paper presents the account of experiences during the supervised training that occurred over the Project 4 Phase 1 and Phase 2 of supervised teaching internship and knowledge from various disciplines in the Faculty of Education at UNB. The experience during the Phase 1 Project 4, occurred in a philanthropic institution in the months from January to June 2014, and its young target audience and adults with intellectual disabilities and multiple disabilities. This institution aims to train these students for the job market. In the lived experience in project 4 Phase 2, which took place from September to December 2014, the chosen school was observed at night, where the attended public consisted of young people and adults. We observed that the public, in general, show very fear of using the computer to be a different kind of learning. Given these realities we observed that the computer has proven every day a tool that provides unique experiences for students, even if with some difficulties. The work also shows that computer use, be it technical or linked to content, have been important educational tool to promote social and digital inclusion and youth and adult emancipatory. Could also highlight the contribution in liberating teaching practice from classes less technical and more collaborative with computer use, contextualized and attuned to the needs and experiences of students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons