Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13170
Título: | Fuga de escravos : usos e apropriações de uma representação iconográfica nos livros didáticos de História para o ensino médio |
Autor(es): | Teixeira, Cristiana Santos |
Orientador(es): | Oliveira, Susane Rodrigues de |
Assunto: | Escravos - abolição Negros Livros didáticos História - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 23-Mai-2016 |
Referência: | TEIXEIRA, Cristiana Santos. Fuga de escravos: usos e apropriações de uma representação iconográfica nos livros didáticos de História para o ensino médio. 2015. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo analisar, com base na teoria das representações sociais, os usos da imagem “Fuga de escravos” de Ângelo Agostini, sua função didática e o modo como ela se articula com os textos na construção/difusão de sentidos para a atuação dos/as negro/as no processo de abolição da escravatura no Brasil. Para tanto, localizamos a imagem em dois livros didáticos de História, destinados a estudantes do segundo ano do Ensino Médio, a saber: “Conexões com a História: da colonização da América ao século XIX” (ALVES; OLIVEIRA, 2010) e “História: das cavernas ao terceiro milênio” (BRAICK; MOTA; 2013). Este estudo pretende ainda verificar se essas obras, incluídas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que distribui gratuitamente livros didáticos para a rede pública de ensino do país, estão em consonância com os critérios de avaliação do programa no que diz respeito às imagens, e se promovem adequadamente a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2015. |
Aparece na Coleção: | História
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons