Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13170
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CristianaSantosTeixeira.pdf2,11 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Susane Rodrigues de-
dc.contributor.authorTeixeira, Cristiana Santos-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Cristiana Santos. Fuga de escravos: usos e apropriações de uma representação iconográfica nos livros didáticos de História para o ensino médio. 2015. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2015.en
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar, com base na teoria das representações sociais, os usos da imagem “Fuga de escravos” de Ângelo Agostini, sua função didática e o modo como ela se articula com os textos na construção/difusão de sentidos para a atuação dos/as negro/as no processo de abolição da escravatura no Brasil. Para tanto, localizamos a imagem em dois livros didáticos de História, destinados a estudantes do segundo ano do Ensino Médio, a saber: “Conexões com a História: da colonização da América ao século XIX” (ALVES; OLIVEIRA, 2010) e “História: das cavernas ao terceiro milênio” (BRAICK; MOTA; 2013). Este estudo pretende ainda verificar se essas obras, incluídas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que distribui gratuitamente livros didáticos para a rede pública de ensino do país, estão em consonância com os critérios de avaliação do programa no que diz respeito às imagens, e se promovem adequadamente a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEscravos - aboliçãoen
dc.subject.keywordNegrosen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinoen
dc.titleFuga de escravos : usos e apropriações de uma representação iconográfica nos livros didáticos de História para o ensino médioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-05-23T15:09:55Z-
dc.date.available2016-05-23T15:09:55Z-
dc.date.issued2016-05-23T15:09:55Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13170-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons