Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaPereiraDosSantos.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos : um estudo no contexto da escola Santo Antônio do Vão de Almas-GO
Autor(es): Santos, Maria Pereira Dos
Orientador(es): Ribeiro, Roberta Rocha
Araújo, Ana Cristina de
Assunto: Educação do campo
Letramento
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 14-Dez-2015
Data de publicação: 18-Mai-2016
Referência: SANTOS, Maria Pereira Dos. O envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos: um estudo no contexto da escola Santo Antônio do Vão de Almas-GO. 2015. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos no contexto da Escola Santo Antônio do Vão de Almas-GO. O objetivo da pesquisa é compreender o que ocasionou o desinteresse dos pais na participação da educação escolar dos alunos e propor ações que possibilitem o retorno destes na vida escolar dos filhos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa em uma perspectiva etnográfica. Para responder aos objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três pais e uma mãe que possuem filhos matriculados no 3º ano daquela escola. Os resultados revelam que os pais valorizam o letramento escolar e sugerem ações a serem realizadas pela comunidade escolar para a aproximação entre família e escola.
Abstract: This paper discusses the involvement of parents in school life of children in the context of the Escola Santo Antônio do Vão de Almas – GO. The objective of the research is to understand what caused the lack of interest of parents in the participation of school education of the students and propose actions that make possible the return of these in school life of their children. The methodology used was the qualitative research in an ethnographic perspective. To meet the proposed objectives, semi-structured interviews were conducted with three fathers and a mother who have children enrolled in the 3rd year of that school. The results reveal that parents value the school literacy and suggest actions to be taken by the school community for a closer relationship between family and school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons