Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SimoneBarcellosCorrêa.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como as crianças percebem seu lugar?
Autor(es): Corrêa, Simone Barcellos
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Cidadania
Escolas públicas
Educação de crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mai-2016
Referência: CORRÊA, Simone Barcellos. Como as crianças percebem seu lugar? 2015. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta a situação de uma escola pública de Brasília – Distrito Federal, na qual estudam crianças de cidades localizadas em cidades além de Brasília, considerando-se a organização espacial/política do DF. Em pesquisa realizada no 2ºsemestre de 2014, em Escola Classe de Brasília, referente a percepção que as crianças tem do seu lugar, sua cidade; constatou-se através da análise dos resultados de desenhos elaborados pelas crianças e grupos focais dos quais as mesmas participaram, que elas não identificam as suas próprias cidades. Quando uma criança que mora em outra cidade, que não Brasília, e não a reconhece como seu lugar, algumas questões se apresentam: ela não conhece o lugar onde mora, ou não acredita que esse local seja bom o suficiente para ser apresentado ao mundo, como algo que lhe tenha relação direta. O objetivo geral desta investigação é analisar como as crianças percebem seu lugar, a sua cidade, no âmbito do Distrito Federal. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents the status of a public school in Brasília – Distrito Federal, where children study of cities located in cities besides Brasília, considering the spatial organization / DF policy. In a survey conducted in 2014, 2nd Semester in School Class of Brasilia, concerning the perception that children have of their place, their city; it was found by analyzing the results of drawings produced by children and focus groups of which the same part, they do not identify their own cities. When a child who lives in another city, out of Brasilia, and does not recognize as its place, some issues are presented: she does not know where you live, or do not believe that this place is good enough to be introduced to the world as something that you have direct relationship. The general objective of this research is to analyze how children perceive their place in your city, in the Distrito Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons