Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13122
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SuzanaMedeirosDinizAraujo.pdf966,77 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorAraujo, Suzana Medeiros Diniz-
dc.identifier.citationARAUJO, Suzana Medeiros Diniz. A docência masculina : estado da arte e a realidade do DF. 2015. 68 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva que a comunidade educativa tem a respeito da figura masculina do professor na educação infantil e nas series iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em periódicos QUALIS A e B da Educação, que abordem a temática de gênero ligada às políticas de formação e valorização docente no período de 2000 a 2013 e a aplicação de questionários. Para encontrar os estudos relacionados à questão de gênero no trabalho docente foi pesquisado o site de cada uma das revistas selecionadas. Utilizamos o critério de busca na seguinte ordem: título, palavras-chave e resumo, utilizando as seguintes expressões: trabalho docente masculino; docência gênero masculino; preconceito. Após a busca foram encontrados alguns artigos que foram analisados e categorizados. Com a pesquisa percebeu-se que os homens que escolhem seguir a profissão docente sofrem diversos tipos de discriminações e representações devido ao fato da profissão ser considerada socialmente feminina. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research aimed to understand the perspective that the educational community about the male figure teacher in kindergarten and in the initial series of basic education. The methodology used in this bibliographic research in journals QUALIS A and B of Education, to address the gender issues related to training policies and teacher appreciation from 2000 to 2013 and the application of questionnaires. To find the studies related to gender in teaching consisted of the site of each of the selected journals. We used the search criteria in the following order: title, keywords and abstract, using the following expressions: male teaching; teaching males; prejudice. After the search we found some articles that were analyzed and categorized. Through research it was noted that men who choose to follow the teaching profession suffer various types of discrimination and representations due to the fact that the profession is considered socially female.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessoresen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.titleA docência masculina : estado da arte e a realidade do DFen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-05-17T13:49:50Z-
dc.date.available2016-05-17T13:49:50Z-
dc.date.issued2016-05-17T13:49:50Z-
dc.date.submitted2015-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13122-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons