Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1311
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_CarolineSouzaNeves.pdf582,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ética profissional e Serviço Social : análise dos processos éticos instaurados no Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal
Autor(es): Neves, Caroline Souza
Orientador(es): Sousa, Daniela Neves de
Assunto: Ética profissional
Assistentes sociais - código de ética
Data de apresentação: Set-2010
Data de publicação: 3-Dez-2010
Referência: NEVES, Caroline Souza. Ética profissional e Serviço Social: análise dos processos éticos instaurados no Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal. 2010. 73 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Esta monografia teve como objetivo analisar os conflitos ético-profissionais por meio das infrações éticas encontradas nos processos éticos. A ética perpassa por todas as esferas da vida social. Sendo a ética profissional um modo específico de objetivação da vida ética. Esta monografia buscou conhecer quais são os artigos e/ou princípios violados do Código de Ética Profissional do Assistente Social. O debate em torno da ética profissional a partir da década de 1990 se torna a cada dia mais frequente nas discussões acerca da prática e da formação profissionais. Este estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e analítico de abrangência regional, que teve como universo de análise os processos éticos instaurados no Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal (CRESS/8ª Região). Foi adotado como recorte temporal o ano de 1993 até o ano de 2010 com vistas a apreender a influência do atual Código de Ética para a categoria em seu cotidiano profissional. Ao todo foram disponibilizados 08 (oito) processos éticos. Os processos foram analisados inicialmente quanto ao seu conteúdo explícito e posteriormente sobre uma matriz interpretativa considerando a sua integralidade. As evidências de pesquisa apontam para a potencialidade dos processos éticos enquanto instrumento, tanto do conjunto profissional quanto da sociedade, vinculado ao compromisso com o projeto ético-político profissional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.09.TCC.1311
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.