Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
dc.contributor.author | Freitas, Jessyca Karoline Nascimento de | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Jessyca Karoline Nascimento de. Representações sociais dos professores sobre a educação inclusiva. 2015. 76 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar as representações sociais dos professores do ensino fundamental sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais em classes regulares e como objetivos específicos o intuito de identificar e caracterizar as principais representações sociais dos professores a respeito da escola inclusiva; verificar as principais dificuldades e desafios dos professores acerca da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais e identificar os desafios de uma escola inclusiva na visão dos professores. Participaram da pesquisa doze professoras com idades que variam de 39 a 56 anos, todas pertencentes a uma escola do Ensino Fundamental localizada no Plano Piloto em Brasília, Distrito Federal. Utilizou-se a abordagem qualitativa e dois instrumentos de coleta de dados, o primeiro contendo dados sócios demográfico com três questões abertas e o segundo contendo um protocolo de associação livre de palavras. Os dados apontam que as representações das professoras para com a educação inclusiva se concentraram em quatro classes, onde inclusão representa: Fraternidade, Aceitação, Cooperação e Estimulo. Conclui-se que apesar de existir todo um aparato legal em prol da educação inclusiva existem ainda concepções e barreiras que devem ser quebradas para que se garanta o direito de acesso a todos a educação de qualidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Inclusão social | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Professores | en |
dc.title | Representações sociais dos professores sobre a educação inclusiva | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-05-16T11:41:16Z | - |
dc.date.available | 2016-05-16T11:41:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-16T11:41:16Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13106 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|