Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JessycaKarolineNascimentodeFreitas.pdf930,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorFreitas, Jessyca Karoline Nascimento de-
dc.identifier.citationFREITAS, Jessyca Karoline Nascimento de. Representações sociais dos professores sobre a educação inclusiva. 2015. 76 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar as representações sociais dos professores do ensino fundamental sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais em classes regulares e como objetivos específicos o intuito de identificar e caracterizar as principais representações sociais dos professores a respeito da escola inclusiva; verificar as principais dificuldades e desafios dos professores acerca da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais e identificar os desafios de uma escola inclusiva na visão dos professores. Participaram da pesquisa doze professoras com idades que variam de 39 a 56 anos, todas pertencentes a uma escola do Ensino Fundamental localizada no Plano Piloto em Brasília, Distrito Federal. Utilizou-se a abordagem qualitativa e dois instrumentos de coleta de dados, o primeiro contendo dados sócios demográfico com três questões abertas e o segundo contendo um protocolo de associação livre de palavras. Os dados apontam que as representações das professoras para com a educação inclusiva se concentraram em quatro classes, onde inclusão representa: Fraternidade, Aceitação, Cooperação e Estimulo. Conclui-se que apesar de existir todo um aparato legal em prol da educação inclusiva existem ainda concepções e barreiras que devem ser quebradas para que se garanta o direito de acesso a todos a educação de qualidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordProfessoresen
dc.titleRepresentações sociais dos professores sobre a educação inclusivaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-05-16T11:41:16Z-
dc.date.available2016-05-16T11:41:16Z-
dc.date.issued2016-05-16T11:41:16Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13106-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons