Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/13102
Título: | Circo : processo de ensino-aprendizagem espetacular |
Autor(es): | Werneck, Julyanna Neiva |
Orientador(es): | Ribeiro, José Mauro Barbosa |
Assunto: | Arte na educação Artes cênicas - ensino Circos |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 12-Mai-2016 |
Referência: | WERNECK, Julyanna Neiva. Circo: processo de ensino-aprendizagem espetacular. 2015. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho surge, por uma parte, para compartilhar os conhecimentos e experiências adquiridos pela autora durante sua caminhada com a arte do circo e, por outra, para mostrar como as atividades e práticas do circo podem ser utilizadas de forma natural sem desconsiderar o currículo escolar.
O primeiro capítulo aproxima o leitor ao ambiente mágico e fantasioso do universo circense, levantando uma série de informações sobre a manifestação circense fazendo um breve histórico das atividades que fizeram surgir o circo, fenômeno artístico que transforma o inimaginável em realidade.
No segundo, apresenta conceitos e informações que defendem a inserção do circo na educação formal e suas instituições, e como a Arte Circense pode ser tratada se oferecida simultaneamente ao ensino de Artes Cênicas, tornando este conhecimento acessível a todos.
É no terceiro capítulo que apresenta uma proposta de experimentação em arte circense que realizou com crianças e adolescentes. Levanta considerações e reflexões sobre como a inclusão do ensino circense pode auxiliar no desenvolvimento pessoal não apenas como uma prática corporal, mas como uma unidade pedagógica que desperta sensações e traz sentido ao comportamento humano.
Por fim, no quarto capítulo, desenvolve as considerações finais da experiência de aplicação e adaptação da Arte Circense ao currículo escolar, analisando as diferentes possibilidades didáticas para possíveis projetos educativos.
Voltado à área das artes cênicas, o presente trabalho exibe, também, especulações pessoais devido as experiências obtidas ou relacionadas a outros ramos da formação da autora. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons