Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13102
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulyannaNeivaWerneck.pdf2,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Circo : processo de ensino-aprendizagem espetacular
Autor(es): Werneck, Julyanna Neiva
Orientador(es): Ribeiro, José Mauro Barbosa
Assunto: Arte na educação
Artes cênicas - ensino
Circos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Mai-2016
Referência: WERNECK, Julyanna Neiva. Circo: processo de ensino-aprendizagem espetacular. 2015. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho surge, por uma parte, para compartilhar os conhecimentos e experiências adquiridos pela autora durante sua caminhada com a arte do circo e, por outra, para mostrar como as atividades e práticas do circo podem ser utilizadas de forma natural sem desconsiderar o currículo escolar. O primeiro capítulo aproxima o leitor ao ambiente mágico e fantasioso do universo circense, levantando uma série de informações sobre a manifestação circense fazendo um breve histórico das atividades que fizeram surgir o circo, fenômeno artístico que transforma o inimaginável em realidade. No segundo, apresenta conceitos e informações que defendem a inserção do circo na educação formal e suas instituições, e como a Arte Circense pode ser tratada se oferecida simultaneamente ao ensino de Artes Cênicas, tornando este conhecimento acessível a todos. É no terceiro capítulo que apresenta uma proposta de experimentação em arte circense que realizou com crianças e adolescentes. Levanta considerações e reflexões sobre como a inclusão do ensino circense pode auxiliar no desenvolvimento pessoal não apenas como uma prática corporal, mas como uma unidade pedagógica que desperta sensações e traz sentido ao comportamento humano. Por fim, no quarto capítulo, desenvolve as considerações finais da experiência de aplicação e adaptação da Arte Circense ao currículo escolar, analisando as diferentes possibilidades didáticas para possíveis projetos educativos. Voltado à área das artes cênicas, o presente trabalho exibe, também, especulações pessoais devido as experiências obtidas ou relacionadas a outros ramos da formação da autora.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons