Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13102
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulyannaNeivaWerneck.pdf2,7 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, José Mauro Barbosa-
dc.contributor.authorWerneck, Julyanna Neiva-
dc.identifier.citationWERNECK, Julyanna Neiva. Circo: processo de ensino-aprendizagem espetacular. 2015. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho surge, por uma parte, para compartilhar os conhecimentos e experiências adquiridos pela autora durante sua caminhada com a arte do circo e, por outra, para mostrar como as atividades e práticas do circo podem ser utilizadas de forma natural sem desconsiderar o currículo escolar. O primeiro capítulo aproxima o leitor ao ambiente mágico e fantasioso do universo circense, levantando uma série de informações sobre a manifestação circense fazendo um breve histórico das atividades que fizeram surgir o circo, fenômeno artístico que transforma o inimaginável em realidade. No segundo, apresenta conceitos e informações que defendem a inserção do circo na educação formal e suas instituições, e como a Arte Circense pode ser tratada se oferecida simultaneamente ao ensino de Artes Cênicas, tornando este conhecimento acessível a todos. É no terceiro capítulo que apresenta uma proposta de experimentação em arte circense que realizou com crianças e adolescentes. Levanta considerações e reflexões sobre como a inclusão do ensino circense pode auxiliar no desenvolvimento pessoal não apenas como uma prática corporal, mas como uma unidade pedagógica que desperta sensações e traz sentido ao comportamento humano. Por fim, no quarto capítulo, desenvolve as considerações finais da experiência de aplicação e adaptação da Arte Circense ao currículo escolar, analisando as diferentes possibilidades didáticas para possíveis projetos educativos. Voltado à área das artes cênicas, o presente trabalho exibe, também, especulações pessoais devido as experiências obtidas ou relacionadas a outros ramos da formação da autora.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArte na educaçãoen
dc.subject.keywordArtes cênicas - ensinoen
dc.subject.keywordCircosen
dc.titleCirco : processo de ensino-aprendizagem espetacularen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-05-12T14:11:13Z-
dc.date.available2016-05-12T14:11:13Z-
dc.date.issued2016-05-12T14:11:13Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13102-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons