Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_TarcísioJoséFerreira.pdf446,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A capoeira na escola : a lei 10.639/2003 como política pública afirmativa
Autor(es): Ferreira, Tarcísio José
Orientador(es): Bezerra, Analúcia Sulina
Assunto: Capoeira
Esportes e educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 9-Mai-2016
Referência: FERREIRA, Tarcísio José. A capoeira na escola: a lei 10.639/2003 como política pública afirmativa. 2014. 51 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A capoeira por muito tempo foi marginalizada e criminalizada, contudo, ao passar do tempo esta foi ganhado timidamente o seu espaço, e expandindo silenciosamente até ganhar sua Certidão de Registro da Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro, proferido em 2008. A prática da capoeiragem, como também é conhecida, quando bem dirimida, pode trazer bons frutos e, esta, associada às práticas assistenciais e as políticas públicas trazem modificações espantosas, quanto ao resgate de crianças e adolescentes. Também nesse trabalho abordamos as políticas públicas afirmativas que visam a afirmação de grupos minoritários e/ou em desvantagens históricas, além de uma política educacional inclusiva e menos preconceituosa a luz da Lei 10.639/2003. Os capítulos tratam basicamente da história da capoeira, retratando desde o seu surgimento até a atualidade;as políticas públicas sócio-assistencialistas e como política pública afirmativa e educacional. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Capoeira has long been marginalized and criminalized, however, the passage of time this was tentatively won their space, and expanding silently to gain their Certificate of Registration of Capoeira as a Brazilian Cultural Heritage, delivered in 2008. The practice of capoeira, as it is also known, when properly resolved, can bring forth good fruit, and this, associated care practices and public policies bring amazing changes, as the rescue of children and adolescents. Also in this work affirmative public policies aimed at the affirmation of minority and / or historical disadvantages groups were addressed, as well as an inclusive and less judgmental light of Law 10.639/2003 educational policy. The chapters are basically the history of capoeira, portraying from its inception until today, the social-welfare and affirmative as public education policy and public policy.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons