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dc.contributor.advisorBezerra, Analúcia Sulina-
dc.contributor.authorFerreira, Tarcísio José-
dc.identifier.citationFERREIRA, Tarcísio José. A capoeira na escola: a lei 10.639/2003 como política pública afirmativa. 2014. 51 f. Monografia (Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractA capoeira por muito tempo foi marginalizada e criminalizada, contudo, ao passar do tempo esta foi ganhado timidamente o seu espaço, e expandindo silenciosamente até ganhar sua Certidão de Registro da Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro, proferido em 2008. A prática da capoeiragem, como também é conhecida, quando bem dirimida, pode trazer bons frutos e, esta, associada às práticas assistenciais e as políticas públicas trazem modificações espantosas, quanto ao resgate de crianças e adolescentes. Também nesse trabalho abordamos as políticas públicas afirmativas que visam a afirmação de grupos minoritários e/ou em desvantagens históricas, além de uma política educacional inclusiva e menos preconceituosa a luz da Lei 10.639/2003. Os capítulos tratam basicamente da história da capoeira, retratando desde o seu surgimento até a atualidade;as políticas públicas sócio-assistencialistas e como política pública afirmativa e educacional. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractCapoeira has long been marginalized and criminalized, however, the passage of time this was tentatively won their space, and expanding silently to gain their Certificate of Registration of Capoeira as a Brazilian Cultural Heritage, delivered in 2008. The practice of capoeira, as it is also known, when properly resolved, can bring forth good fruit, and this, associated care practices and public policies bring amazing changes, as the rescue of children and adolescents. Also in this work affirmative public policies aimed at the affirmation of minority and / or historical disadvantages groups were addressed, as well as an inclusive and less judgmental light of Law 10.639/2003 educational policy. The chapters are basically the history of capoeira, portraying from its inception until today, the social-welfare and affirmative as public education policy and public policy.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCapoeiraen
dc.subject.keywordEsportes e educaçãoen
dc.titleA capoeira na escola : a lei 10.639/2003 como política pública afirmativaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2016-05-09T14:05:12Z-
dc.date.available2016-05-09T14:05:12Z-
dc.date.issued2016-05-09T14:05:12Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/13069-
dc.language.isoPortuguêsen
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