Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TayroLouzeiroMesquita.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Violão para criança : opinião de professores sobre métodos e materiais didáticos
Autor(es): Mesquita, Tayro Louzeiro
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Instrumentos musicais
Música e crianças
Violão - instrução e estudo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Mai-2016
Referência: MESQUITA, Tayro Louzeiro. Violão para criança: opinião de professores sobre métodos e materiais didáticos. 2015. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo geral investigar o que pensam os professores de violão sobre métodos e materiais didáticos para o ensino do instrumento para crianças. Especificamente, pretende-se conhecer: 1) quais métodos e quais materiais didáticos eles utilizam, como e por quê; 2) qual repertório os professores trabalham com esse público, como e porquê; 3) quais resultados eles observam com esses métodos; e 4) onde o professor busca sugestões e opções de material didático. A revisão de literatura apresenta autores que discutem a técnica violonista, a criatividade, a motivação, a consciência corporal, o repertório, a cultura popular, a relação professor-aluno e a avaliação. Para colaborar com a análise das falas dos professores, foram estudados dois métodos de iniciação ao violão muito populares entre os docentes: “O equilibrista das seis cordas”, de Silvana Mariani (2009) e “Iniciação ao violão: princípios básicos e elementares para principiantes”, de Henrique Pinto (1978). Essa análise envolveu três critérios: 1) técnica; 2) repertório; e 3) abordagens teórico-práticas sobre leitura musical. Para atingir os objetivos desta monografia, foram entrevistados três professores de violão da cidade de Taguatinga, cidade do Distrito Federal. Os resultados da entrevista são divididos e apresentados em cinco subtópicos: 1) formação dos professores; 2) modelo de professor; 3) aula para crianças; 4) concepções e crenças; 5) métodos.
Abstract: This paper has as main objective to investigate what they think the guitar teachers on methods and materials for teaching tool for children. Specifically, we intend to know: 1) what methods and what teaching materials they use, how and why; 2) repertoire which teachers work with these stakeholders, how and why; 3) what results they observe with these methods; and 4) where the teacher seeks suggestions and teaching material options. The literature review shows that authors discuss the guitarist technique, creativity, motivation, body awareness, the repertoire, popular culture, the teacher-student relationship and evaluation. To collaborate with the analysis of the speeches of teachers, two initiation methods have been studied very popular guitar among teachers: "O equilibrista das seis cordas" by Silvana Mariani (2009) and " Iniciação ao violão: princípios básicos e elementares para principiantes "Henrique Pinto (1978). This analysis involved three criteria: 1) technique; 2) repertoire; and 3) theoretical and practical approaches to reading music. To achieve the objectives of this monograph, were interviewed three guitar teachers in the city of Taguatinga, city of the Distrito Federal. The interview results are presented and divided into five sub-topics: 1) teacher training; 2) teacher model; 3) class for children; 4) conceptions and beliefs; 5) methods.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de artes, Departamento de música, 2015.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons