Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12984
Título: | Perspectivas na produção científica sobre a pedagogia histórico- crítica e sua vivência na prática |
Autor(es): | Santos, Raquel Carlos Rodrigues |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Pedagogia Produção científica Prática de ensino |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 28-Abr-2016 |
Referência: | SANTOS, Raquel Carlos Rodrigues. Perspectivas na produção científica sobre a pedagogia histórico- crítica e sua vivência na prática. 2015. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como finalidade analisar criticamente as produções científicas desenvolvidas sobre a Pedagogia Histórico-Crítica diante das diversas abordagens apresentadas. As Reuniões Anuais da Anped dos últimos cinco anos e os Encontros sobre Educação promovidos pela Anped-Centro- Oeste e o VI Enforsup foram os eventos que serviram de referência para o levantamento bibliográfico. A Pedagogia Histórica-Crítica proposta por Saviani e didaticamente proposta por Gasparin (2011) vem sendo difundida nas pesquisas educacionais como uma perspectiva diferenciada, principalmente no que se refere a didática em sala de aula, papel do professor e da escola. O presente trabalho visou uma análise reflexiva a partir de produções científicas que se referem a propostas dessa Pedagogia. O levantamento das produções científicas apontam que diante da sua importância, a produção de artigos à respeito do tema, ainda aparecem de forma discreta. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This research aimed to critically analyze the scientific production on Historical-Critical Pedagogy in its various existing approaches. The annual meetings of Anped that took place over the last five years and also meetings discussing Education promoted by Anped-Midwest as well as the VI Enforsup were the journals that served as references used in this study. The Historical-Critical Pedagogy proposed by Gasparin (2011) has been commonly found in educational research as a different perspective, particularly when it comes to the teaching praxis in the classroom and also to the role of the teacher and the school. This work aimed at reflective analysis from the scientific publications that make reference to proposals of this pedagogy. This analysis is based on the theory studied during the undergraduate course of Pedagogy in the University of Brasilia, more specifically on the compulsory class of Teaching Practice. The recently published scientific works analyzed by this study seem to show that considering the importance of the theme, the production of articles on the subject seems rather scarce. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons