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Título: O tratamento dado à heterogeneidade das aprendizagens nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Teixeira, Andreza Ramos
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Alfabetização
Letramento
Educação de crianças
Data de apresentação: 10-Dez-2015
Data de publicação: 28-Abr-2016
Referência: TEIXEIRA, Andreza Ramos. O tratamento dado à heterogeneidade das aprendizagens nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo investigou concepções da prática docente quanto às dificuldades de aprendizagem enfrentadas por alunos do Bloco Inicial de Alfabetização como, também, analisou as estratégias docentes para lidar com a heterogeneidade das aprendizagens sobre a leitura e a escrita.Recorre-se a algumas contribuições teóricas, tais como: Soares (1998); Morais (2012; 2005); Oliveira-Mendes (2011; 2010; 2004); Ferreiro; Teberosky(1985) Silva; Castanheira(2005); Leal(2005); Silva(2012), entre outros autores. O intuito foi realçar alguns aspectos teóricos relativos ao tema. Como instrumento metodológico, utilizou-se a entrevista de grupo focal, que,Segundo Power e Single (1996, p.449), é “um conjunto de pessoas selecionadas e reunidas por pesquisadores para discutir e comentar um tema, que é o objeto de pesquisa, a partir de sua experiência pessoal”. Participaram da pesquisa três professoras dos três anos do Bloco Inicial de Alfabetizaçãode uma instituição pública situada em Ceilândia no Distrito Federal. Os resultados, de um modo geral, apontaram para a utilização de diferentes recursos didáticos e o agrupamento dos alunos para a diversificação de atividades, priorizando o atendimento dos diferentes ritmos de aprendizagem e o avanço dos educandos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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